veja o que comemorar no dia 17 de novembro

Holdings de publicidade determinam prioridades sobre o Covid-19
março 16, 2020
Juliana Paes poderá sofrer problemas com publicidade
março 17, 2020
Show all

veja o que comemorar no dia 17 de novembro

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

A criatividade é definida como a aptidão para inventar ou criar coisas. Fundamental para o desenvolvimento humano, ela também é uma peça indispensável para o crescimento e sobrevivência das empresas. Em 17 de novembro, é comemorado o Dia da Criatividade, sendo uma ótima oportunidade para estimular seu time a ser mais criativo.

Nessa data, celebra-se a capacidade de fazer perguntas e procurar as melhores respostas para elas, usando para isso a capacidade de imaginação. Com o investimento contínuo em colaboradores e soluções criativas, sua agência de comunicação pode expandir a criatividade, tornando-se mais competitiva e diferenciada no mercado.

Com os incentivos certos, sua equipe terá embasamento para fugir do óbvio e desenvolver estratégias, ferramentas, serviços e produtos mais eficientes. Quer saber mais? Veja, a seguir, como comemorar o Dia da Criatividade e como isso beneficia o clima organizacional.

Como utilizar o Dia da Criatividade para promover eventos voltados para a área de inovação na agência?

Nos últimos anos, inovação e criatividade se tornaram habilidades imprescindíveis para ser bem-sucedido, independentemente do mercado de atuação.

Basicamente, a criatividade encontra relações em conceitos que aparentemente estão desconectados. Já a inovação consiste em encorajar os outros a pensarem de forma diferente e fazer com que isso aconteça na realidade de maneira útil e única para o negócio.

Quanto maior for a base de conhecimento e nível de curiosidade de seu time, mais ideias e combinações criativas e inovadoras ele poderá fazer. Acompanhe algumas iniciativas para colocar em prática no Dia da Criatividade e aumentar a produtividade dos colaboradores, o que poderá ser observado por meio dos Indicadores de Desempenho (KPI).

Realize maratonas adequadas ao modelo de negócio

Você já ouviu falar em hackathon? Bastante comum na área da tecnologia, esse termo se refere a um evento, com duração de um dia, que é voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras ou contratação de novos profissionais.

É muito vantajoso para empresas, sejam elas startups de base tecnológica ou companhias tradicionais que desejam inovar, pois ajuda a expor talentos de desenvolvimento e contribui para a resolução de problemas a partir da tecnologia. Confira os passos para organizar um hackathon:

  1. escolha um local estratégico: deve ter espaço e conforto para que a equipe da agência passe o dia trabalhando no projeto inovador;
  2. defina as regras: é importante definir qual é o foco do projeto, número de participantes por time e ferramentas que podem ser utilizadas;
  3. tenha uma equipe de apoio: ela será responsável por distribuir as tarefas e responsabilidades, além de ajudar os participantes com implantações iniciais;
  4. invista na divulgação do evento: utilize os canais internos de comunicação da empresa para divulgá-lo e estimular a inscrição dos colaboradores;
  5. determine os critérios de avaliação do projeto: deixe claro antes do evento quais são os parâmetros de avaliação, como originalidade e usabilidade;
  6. crie um cronograma organizado: pense como e quando devem ser feitas a abertura do evento (montagem de equipe e pitch de ideias), maratona (com o desenvolvimento dos projetos e equipe de apoio), apresentação (demonstração dos projetos) e encerramento (entrega de premiações para o time vencedor).

Premie soluções criativas para problemas reais da empresa

Se a intenção é fazer uma comemoração mais simples, uma alternativa é convocar as equipes da agência para propor soluções criativas para os problemas reais da empresa.

Embora tenha uma estrutura menor que o evento anterior, essa comemoração também precisa ser organizada com antecedência. Em primeiro lugar, defina quais são os problemas para os quais os times poderão desenvolver projetos, como melhorar o fluxo de trabalho, regras e prazos para entregas.

Além disso, crie um ambiente interativo, que propicie a troca de ideias entre os membros dos times. É preciso que os colaboradores tenham autonomia e as ferramentas necessárias para colocar os projetos em prática.

Quanto à premiação, o ideal é oferecer coisas que realmente incentivem a participação dos funcionários, como cursos de atualização, os quais permitem que os vencedores continuem expandindo a criatividade posteriormente.

Como o incentivo à criatividade melhora o clima organizacional da empresa?

Há bons motivos para incluir o incentivo à criatividade no planejamento estratégico da agência. A iniciativa é capaz de melhorar significativamente o clima da empresa. Entenda melhor como isso acontece.

Aumenta a autonomia dos colaboradores

O incentivo à criatividade está diretamente relacionado à necessidade de dar mais autonomia aos colaboradores. Afinal, dificilmente eles conseguirão desenvolver soluções inovadoras se os gestores ditarem cada passo a ser seguido, proibindo-os de apresentar coisas novas.

Com o ganho de autonomia, os funcionários entendem que os gestores estão dando a eles mais confiança e espaço, o que os deixa à vontade para sair da zona de conforto e apresentar ideias diferenciadas e eficazes para os problemas do negócio.

Melhora a colaboração entre as equipes

Conforme vimos nas sugestões de eventos para comemorar o Dia da Criatividade, os colaboradores devem formar equipes e trabalhar em conjunto para encontrar as melhores respostas para um determinado problema.

Dessa maneira, a empresa estimula a colaboração entre funcionários e equipes. Por exemplo, funcionários do departamento de atendimento podem se aliar à área de criação para encontrar meios que ajudem a transmitir com maior clareza as necessidades dos clientes e como elas serão trabalhadas na prática.

Isso aumenta o elo de confiança entre os colaboradores, além de permitir a troca de conhecimentos e experiências de modo que cada um passe a entender melhor a situação do outro em seus respectivos departamentos.

O resultado é uma equipe mais criativa e engajada a pensar de forma diferente, disposta a concretizar projetos que beneficiem a organização e, consequentemente, mais produtividade e eficiência nas tarefas da empresa.

Se sua agência ainda não comemora o Dia da Criatividade, não deixe de colocar essa data em seu calendário. Essa habilidade é extremamente valorizada na hora de criar campanhas para clientes, mas é importante que ela também esteja presente para solucionar as questões internas da companhia e garantir a competitividade.

E aí, gostou deste post? Quer saber mais sobre como trabalhar a criatividade na agência? Deixe seu comentário aqui embaixo para que possamos ajudar!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.