A criatividade é definida como a aptidão para inventar ou criar coisas. Fundamental para o desenvolvimento humano, ela também é uma peça indispensável para o crescimento e sobrevivência das empresas. Em 17 de novembro, é comemorado o Dia da Criatividade, sendo uma ótima oportunidade para estimular seu time a ser mais criativo.
Nessa data, celebra-se a capacidade de fazer perguntas e procurar as melhores respostas para elas, usando para isso a capacidade de imaginação. Com o investimento contínuo em colaboradores e soluções criativas, sua agência de comunicação pode expandir a criatividade, tornando-se mais competitiva e diferenciada no mercado.
Com os incentivos certos, sua equipe terá embasamento para fugir do óbvio e desenvolver estratégias, ferramentas, serviços e produtos mais eficientes. Quer saber mais? Veja, a seguir, como comemorar o Dia da Criatividade e como isso beneficia o clima organizacional.
Nos últimos anos, inovação e criatividade se tornaram habilidades imprescindíveis para ser bem-sucedido, independentemente do mercado de atuação.
Basicamente, a criatividade encontra relações em conceitos que aparentemente estão desconectados. Já a inovação consiste em encorajar os outros a pensarem de forma diferente e fazer com que isso aconteça na realidade de maneira útil e única para o negócio.
Quanto maior for a base de conhecimento e nível de curiosidade de seu time, mais ideias e combinações criativas e inovadoras ele poderá fazer. Acompanhe algumas iniciativas para colocar em prática no Dia da Criatividade e aumentar a produtividade dos colaboradores, o que poderá ser observado por meio dos Indicadores de Desempenho (KPI).
Você já ouviu falar em hackathon? Bastante comum na área da tecnologia, esse termo se refere a um evento, com duração de um dia, que é voltado para o desenvolvimento de soluções inovadoras ou contratação de novos profissionais.
É muito vantajoso para empresas, sejam elas startups de base tecnológica ou companhias tradicionais que desejam inovar, pois ajuda a expor talentos de desenvolvimento e contribui para a resolução de problemas a partir da tecnologia. Confira os passos para organizar um hackathon:
Se a intenção é fazer uma comemoração mais simples, uma alternativa é convocar as equipes da agência para propor soluções criativas para os problemas reais da empresa.
Embora tenha uma estrutura menor que o evento anterior, essa comemoração também precisa ser organizada com antecedência. Em primeiro lugar, defina quais são os problemas para os quais os times poderão desenvolver projetos, como melhorar o fluxo de trabalho, regras e prazos para entregas.
Além disso, crie um ambiente interativo, que propicie a troca de ideias entre os membros dos times. É preciso que os colaboradores tenham autonomia e as ferramentas necessárias para colocar os projetos em prática.
Quanto à premiação, o ideal é oferecer coisas que realmente incentivem a participação dos funcionários, como cursos de atualização, os quais permitem que os vencedores continuem expandindo a criatividade posteriormente.
Há bons motivos para incluir o incentivo à criatividade no planejamento estratégico da agência. A iniciativa é capaz de melhorar significativamente o clima da empresa. Entenda melhor como isso acontece.
O incentivo à criatividade está diretamente relacionado à necessidade de dar mais autonomia aos colaboradores. Afinal, dificilmente eles conseguirão desenvolver soluções inovadoras se os gestores ditarem cada passo a ser seguido, proibindo-os de apresentar coisas novas.
Com o ganho de autonomia, os funcionários entendem que os gestores estão dando a eles mais confiança e espaço, o que os deixa à vontade para sair da zona de conforto e apresentar ideias diferenciadas e eficazes para os problemas do negócio.
Conforme vimos nas sugestões de eventos para comemorar o Dia da Criatividade, os colaboradores devem formar equipes e trabalhar em conjunto para encontrar as melhores respostas para um determinado problema.
Dessa maneira, a empresa estimula a colaboração entre funcionários e equipes. Por exemplo, funcionários do departamento de atendimento podem se aliar à área de criação para encontrar meios que ajudem a transmitir com maior clareza as necessidades dos clientes e como elas serão trabalhadas na prática.
Isso aumenta o elo de confiança entre os colaboradores, além de permitir a troca de conhecimentos e experiências de modo que cada um passe a entender melhor a situação do outro em seus respectivos departamentos.
O resultado é uma equipe mais criativa e engajada a pensar de forma diferente, disposta a concretizar projetos que beneficiem a organização e, consequentemente, mais produtividade e eficiência nas tarefas da empresa.
Se sua agência ainda não comemora o Dia da Criatividade, não deixe de colocar essa data em seu calendário. Essa habilidade é extremamente valorizada na hora de criar campanhas para clientes, mas é importante que ela também esteja presente para solucionar as questões internas da companhia e garantir a competitividade.
E aí, gostou deste post? Quer saber mais sobre como trabalhar a criatividade na agência? Deixe seu comentário aqui embaixo para que possamos ajudar!