Você sabia que é possível fazer da sua pesquisa de mercado um grande evento de marketing e coletar insights de maneira mais orgânica, economizando tempo e dinheiro?
Existem muitas maneiras de coletar esses insights, mas com o uso de uma comunidade online, você poderá fazê-lo em tempo real de uma maneira mais atraente e cheia de vantagens para a sua marca.
Um relacionamento alcança o sucesso se for uma via de mão dupla, em que os dois lados se expressam e se escutam, seja esse relacionamento pessoal ou profissional.
Trabalhar com marketing a partir de uma comunidade é levar em consideração as opiniões e emoções dos clientes.
Mas como podemos coletar informações mais substanciais?
Simples: fazendo com que o público sinta-se mais à vontade em relação à sua marca. E a maneira mais efetiva de criar esse relacionamento é interagindo com eles mais proximamente.
Com uma comunidade online, essa relação é democrática e todos tem voz e são ouvidos. Quanto mais você se aproxima do cliente expondo-se e interagindo, mais confortável ele se sentirá para dar mais e melhores informação.
A comunidade é, em poucas palavras, uma plataforma online ou um painel de controle onde você administra todo o seu relacionamento com o cliente em um único lugar, obtendo insights valiosos.
Você pode criar uma plataforma dinâmica adicionando fóruns e discussões para que os clientes deem sua opinião de maneira mais orgânica e, consequentemente você poderá obter dados qualitativos fundamentais para futuras tomadas de decisões.
Há a possibilidade de tornar essa experiência ainda mais engajadora, personalizando o visual da comunidade com as cores e logos da marca, ou adicionando fotos e vídeos de entretenimento, treinamento ou afins.
Além disso, é possível lançar enquetes e pesquisas e, em alguns casos, disponibilizar prêmios e recompensas para os respondentes, favorecendo o aumento da taxa de resposta e coletando dados quantitativos.
Num geral, o participante da comunidade poderá expressar-se livremente enquanto é entretido com o conteúdo e constrói um relacionamento mais de perto com a sua marca.
Percebe como os dois lados conversam?
Quanto mais você se abre para os seus clientes, mais eles se abrirão para você.
Existem muitas vantagens em um software de comunidade online e uma muito importante é a criação de um painel online.
Em muitos casos de pesquisa para obtenção de insights, é necessário comprar uma amostra de respondentes ou então enviar pesquisas por e-mail para uma base de dados coletadas previamente.
Quando uma pessoa se cadastrar para participar de uma comunidade ou ao responder pesquisas lançadas dentro dessa comunidade, ela fornece informações e gera dados que serão coletados e disponibilizados separadamente por categorias nesse painel.
Por exemplo, você deseja aplicar uma pesquisa apenas para o seu público mais jovem. Então, no painel da sua comunidade, você seleciona apenas o público menor de 30 anos para aplicar a pesquisa sem precisar pagar por audiência ou desperdiçar muito tempo buscando o público-alvo.
Os administradores da comunidade online terão acesso à informação através das muitas ferramentas aplicáveis de forma instantânea, tornando possível a análise e a tomada de decisão a curto prazo para uma ação mais imediata.
Você garante embaixadores engajados compartilhando — por vontade própria — recomendações de sua empresa e serviços de tão envolvidos que eles estarão. Afinal, o boca a boca é um marketing que nunca sai de moda.
Aqui está uma lista de outras ferramentas que uma comunidade oferecer a fim de facilitar o envolvimento do cliente e a sua coleta de insights:
Este conteúdo foi produzido em parceria com a QuestionPro.