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Neste post, vamos explicar sobre um recurso gratuito que está dando muito o que falar — sim, nos referimos à Ahrefs Webmaster Tools.

Ahrefs Webmaster Tools é uma ferramenta de SEO 100% gratuita que oferece a qualquer pessoa a capacidade de analisar e obter informações valiosas de qualquer site de sua propriedade, ou não, para poder tomar decisões baseadas em dados e atrair mais tráfego para sua página. Vamos lá!

O que Ahrefs Webmaster Tool oferece ao mercado?

A princípio, o Ahrefs Webmaster Tools permite que você analise um site por meio de sete funcionalidades em duas seções principais: Site Explorer Tool e Site Audit Tool.

A seguir, vamos ver tudo isso em mais detalhes!

Site Explorer Tool

Como o próprio nome sugere, essa funcionalidade da ferramenta Ahrefs permite que você analise minuciosamente tudo o que está relacionado ao desempenho da sua página.

Isso significa que você pode ter uma perspectiva completa de:

  • como estão posicionando suas palavras-chave, o volume de pesquisa de cada uma e os desafios que enfrentam;
  • sua relação com os backlinks, ou seja, o número de links que apontam para seu site e de onde vêm;
  • o número de palavras-chave que você posiciona organicamente, bem como seu crescimento ou declínio.

Além disso, com o Site Explorer Tool, você pode acessar, com apenas um clique, centenas de relatórios que podem orientar você a encontrar elementos como links quebrados e, até mesmo, ideias para conteúdos novos e relevantes.

Essa é uma ferramenta de Marketing Digital que qualquer profissional pagaria para ter, no entanto, Ahrefs a oferece de forma totalmente grátis! E ainda falta que falemos de mais uma.

Site Explorer Tool

Site Audit Tool

Esta funcionalidade permite auditar (como o nome também sugere) todo o seu site para encontrar problemas, erros e dificuldades que o distanciam da melhor otimização possível.

Isso graças a uma análise de mais de 100 erros comuns que costumam ser cometidos no SEO técnico, gerando um relatório super detalhado semanal ou mensal.

Além disso, oferece um painel visual em tempo real da “saúde” do seu site em termos de SEO por meio de uma pontuação que vai de 0 a 100. O que lhe dá a possibilidade de, com uma rápida olhada, reconhecer quão bem (ou mal) está sua página.

A boa notícia é que o Ahrefs Webmaster Tools acompanha você durante todo o processo, coletando informações para identificar todos os problemas e avisando quando você tiver resolvido cada um deles.

Site Audit Tool

Outro ponto importante do Ahrefs Webmaster Tools é que ele oferece vários bancos de dados de diferentes países, o que é essencial para empresas que desejam mapear sua presença orgânica internacional.

Países disponíveis no Site Audit Tool

Agora sim! Vamos falar das sete principais funcionalidades que a ferramenta oferece gratuitamente a qualquer usuário.

Principais funcionalidades de Ahrefs Webmaster Tools

1. Monitoramento da saúde dos seus sites

Sim, acabamos de ver isso, mas é importante ressaltá-lo porque dentro do Site Audit Tool você encontrará um gráfico que, em essência, mostra a porcentagem de páginas analisadas e que não contêm erros.

Monitoramento da saúde dos seus sites

Portanto, quando você vir esse número diminuir, saberá, com segurança, que algo não está funcionando como deveria e poderá colocar suas mãos à obra. Os assuntos que o Ahrefs leva em consideração para essa pontuação são:

  • erros,
  • alertas
  • e notificações.

2. Posicionamento de keywords

Com apenas alguns cliques, você poderá ver todas as palavras-chave que seu site está posicionando em determinado momento, bem como uma quantidade robusta de informações, como:

  • o volume mensal aproximado de pesquisas;
  • palavras-chave com dificuldade em posicionar;
  • o tráfego mensal acumulado;
  • sua posição atual.
Posicionamento de keywords

Tudo isso representa uma oportunidade de encontrar áreas para investir o seu trabalho. Você pode, por exemplo, encontrar palavras-chave para as quais você não tinha ideia de que seu conteúdo estava posicionado e, com alguns pequenos ajustes, ganhar visibilidade.

3. Baixar seus backlinks

Se você perguntar a qualquer agência de Marketing ou a algum especialista da área qual é a melhor ferramenta de análise de backlinks, fator essencial dentro do link building, a resposta será Ahrefs.

Agora, como não poderia ser de outra forma, eles incorporaram essa funcionalidade ao Webmaster Tools, o que permite que você veja quem está apontando os links, a página específica de onde eles o fazem e, até mesmo, a frase que colocaram o link.

Baixar seus backlinks

Portanto, se sua intenção é apoiar sua estratégia de link baiting, por exemplo, essa funcionalidade dará a oportunidade de:

  • recomendar aos sites melhores formas de colocar seu link em seu conteúdo;
  • usar isso como uma desculpa para criar relacionamentos de negócios;
  • encontrar backlinks para remover caso tenha cometido uma violação;
  • encontrar links para fóruns que tenham anunciantes;
  • monitorar novos links ou alguns que tenham sido perdidos.

Além disso, o Webmaster Tools oferece uma série de filtros para segmentar a busca de backlinks em blogs, ecommerces, wikis, entre outros.

4. Análise de diferenças de conteúdos (Content Gap)

Se até agora você tem se apoiado nas palavras-chave dos seus concorrentes para se posicionar, com essa ferramenta poderá fazer ainda melhor.

Isso porque você conhecerá não só quais são as palavras-chave que vocês competem de igual para igual, mas também aquelas que você sequer sabia que seus concorrentes tinham.

Este é um dos recursos mais poderosos que o Ahrefs tem em sua nova ferramenta, já que ao analisar o seu conteúdo você poderá ver o que seus concorrentes estão fazendo e você ainda não.

Além disso, você pode comparar sites com três concorrentes ao mesmo tempo. Imagine ser capaz de encontrar oportunidades que você pode ter deixado passar.

Análise de diferenças de conteúdos

5. Ver domínios e páginas que concorrem com você

Vamos ver, você sabe quem são seus concorrentes? Bem, talvez você queira analisar melhor.

O AWT inclui dois relatórios que fornecem uma perspectiva mais ampla e detalhada de quais domínios e URLs estão competindo com seu site.

domínios e páginas que concorrem com você

6. Nível de desempenho do seu site

Revisar o desempenho, resultados e erros página por página pode ser uma tarefa tediosa, mas com o Ahrefs você pode verificar rapidamente a performance, o número de backlinks e o crescimento ao longo do tempo.

Nível de desempenho do seu site

7. Quick win SEO

A última funcionalidade oferecida por essa nova ferramenta é justamente aquela que permitirá aumentar o tráfego das suas páginas, essencialmente, encontrando palavras-chave que estão sendo classificadas e aplicando alterações específicas para aumentar o seu posicionamento. E isso é apenas para as palavras-chave que estão muito próximas do topo.

Com as informações, o Ahrefs fornecerá dados sobre as melhores oportunidades de atualização de conteúdo para que você possa subir esses números. Em geral, as páginas mais convenientes para isso são aquelas classificadas entre as posições 6 e 20 das páginas de resultados do Google:

Quick win SEO

Incrível, não é mesmo? Bem, agora o que nos resta é fazer algumas pequenas comparações para que você possa ver as vantagens de Webmaster Tools em comparação com outras ferramentas semelhantes.

Ahrefs versus outras ferramentas de SEO: quais são suas vantagens?

Agora, o que acontece quando colocamos o Ahrefs na frente de outras ferramentas de análise de SEO?

Veja com seus próprios olhos!

Ahrefs vs. Google Search Console

A primeira coisa que chama a atenção é que o AWT pode encontrar mais de 100 problemas comuns de SEO, enquanto o GSC é limitado. Além disso, quando se trata de solucioná-los, o AWT fornece um relatório detalhado, enquanto o Google oferece apenas algumas soluções.

Quanto aos backlinks, o AWT mostra todos os links que apontam para você, assim como aqueles quebrados, as métricas de SEO e os tipos de links (nofollow, entre outros). Já a única coisa que o GSC mostra são 1.000 backlinks, e é isso.

Por último, AWT mostra cada palavra-chave que posiciona sua página, bem como suas estatísticas de desempenho, detalhes dos SERPs e comparações entre suas palavras-chave e as de seus concorrentes. O Google Search Console mostra apenas 1.000 palavras-chave.

Ahrefs vs. SEMrush

Outra ferramenta muito popular é o SEMrush, então vamos ver o que AWT oferece, enquanto o SEMrush não:

  • a plataforma do ATW é muito mais simples e intuitiva de usar;
  • fornece mais informações sobre backlinks, como uma estimativa de quantos você deve posicionar para uma palavra-chave;
  • AWT é superior ao fazer uma análise de links quebrados;
  • sem a necessidade de fazer “projects”, o Ahrefs permite que você analise links quebrados. O SEMrush limita o número de projetos que você pode realizar;
  • Com AWT, vários usuários podem acessar a conta. por outro lado, o SEMrush limita as contas a uma pessoa, para cada adicional você deve pagar um extra.

Agora você já sabe o mais importante sobre Ahrefs Webmaster Tools!

O que resta é que você aproveite essa oportunidade para obter uma quantidade bastante robusta de dados para saber em profundidade como seu conteúdo e suas páginas estão se comportando em termos de SEO.

Com todas essas informações você poderá começar a tomar decisões melhores para potencializar suas chances de visualização e, com isso, as oportunidades de negócio que seu site pode gerar.

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