Tamanho de Imagens para Redes Sociais 2020: guia completo

Assis Carvalho defende que recurso de publicidade seja para covid-19
abril 29, 2020
ALE pede informações sobre licitação de agências de publicidade
abril 30, 2020
Show all

Tamanho de Imagens para Redes Sociais 2020: guia completo

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Qual é o tamanho ideal das imagens para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest e WhatsApp? Se você também tem essa dúvida tão comum para quem trabalha com redes sociais e Marketing e Digital, chegou ao lugar certo.

Criamos um guia completo e atualizado com as medidas que você precisa saber para criar imagens no tamanho certo. Afinal, sabemos que você quer impressionar o seu público com um feed organizado e imagens bem-feitas. E dá gosto de ver uma página assim, não é?

Mas também entendemos que não é fácil acertar. Existem várias especificações diferentes para uma infinidade de tipos de posts que você pode fazer em cada rede. Por isso, estamos aqui para ajudar!

Acompanhe agora o nosso guia de tamanhos de imagens para redes sociais ou acesse o índice para ir direto ao que você deseja saber:

Principais tamanhos de imagens no Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. E além de nos referirmos aos mais de 2,3 bilhões de usuários que estão por lá — estamos falando também da enorme variedade de formatos de conteúdo que você pode usar na plataforma.

Inicialmente, eram apenas posts de imagem, de compartilhamento de links ou de vídeos. Mais tarde, o conteúdo de marca foi além do feed: os grupos e eventos também passaram a ser usados para interagir com a audiência. Recentemente, foi a vez dos stories no Facebook. E tem ainda a possibilidade de anunciar na plataforma. 

E, para todas essas opções, você precisa produzir imagens adequadas aos espaços de publicação. A seguir, você vai ver todos os tamanhos de imagens para Facebook que são essenciais para a sua presença na rede.

Antes, vale uma ressalva sobre os posts com link. Ao compartilhar uma URL externa, o Facebook puxa uma imagem do site. As páginas de negócio podem alterar essa imagem e inserir a que quiser, no tamanho recomendado, mas os perfis pessoais não conseguem fazer isso.

Então, no seu site, você precisa inserir a imagem na sua página já no tamanho correto, para que ela apareça corretamente em qualquer compartilhamento no Facebook.

Agora, veja os tamanhos recomendados:

Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook

  • Imagem de capa: 851 x 315 px
  • Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px
  • Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px
  • Imagem de perfil: 180 x 180 px

Postagens no Facebook

  • Post com imagem: 1200 x 1200 px
  • Post com link e imagem: 1200 x 628 px
  • Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Anúncios no Facebook

  • Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
  • Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
  • Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)
Tamanhos de imagem no Facebook

Sobre os formatos de anúncios, veja todas as especificações neste Guia de Anúncios do Facebook.

Principais tamanhos de imagens no Instagram

O Instagram é uma rede social focada em conteúdo visual. Uma escolha errada na produção das imagens para essa plataforma pode impactar bastante o engajamento com o público. Por outro lado, se você caprichar e acertar nos tamanhos, vai encantar seus seguidores!

Inicialmente, o Instagram oferecia apenas a publicação em formato quadrado no feed. Com o passar do tempo, o usuário passou a poder publicar também em formato horizontal ou vertical ou nos stories. Assim, as possibilidades se ampliaram.

Nas dimensões que mostramos abaixo, recomendamos medidas para os formatos quadrado, vertical e horizontal do feed. Mas você pode usar a altura que quiser, desde que esteja nos limites utilizados pela plataforma.

Saiba também que, quando o usuário visita o seu feed, ele vê as imagens no formato quadrado. Então, para organizar o feed, fique de olho em quais informações o Instagram cortará das publicações de outros formatos.

Confira agora todos os tamanhos de imagens para Instagram:

Perfil no Instagram

  • Imagem de perfil: 720 x 720 px

Posts no Instagram

  • Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
  • Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
  • Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)

Instagram Stories

  • Instagram Stories: 1080 x 1920 px (mínimo 600 x 1067 px)
Tamanho de imagens no Instagram

Sobre os formatos de anúncio, você pode conferir os requisitos de design do Instagram para anúncios no feed e para anúncios nos stories.

Principais tamanhos de imagens no Twitter

Quem pensa que o Twitter morreu está muito enganado. A rede social tem um público fiel, que gosta de acompanhar notícias em tempo real, saber antes o que está acontecendo no mundo e se informar sobre tendências.

Se o Twitter nasceu como uma rede social de textos curtos, hoje as imagens já assumem um papel protagonista nas publicações. Por isso, um guia de tamanhos de imagens para redes sociais não pode deixar o Twitter de fora.

Como em quase todas as redes sociais, no Twitter você também precisa se atentar para a foto de perfil, a imagem de capa e as imagens do feed.

Embora você possa publicar posts nas dimensões que quiser, recomendamos os tamanhos e proporções abaixo, que o Twitter usa para exibir as imagens na timeline. Assim, antes do usuário expandir a imagem, ele já pode vê-la por inteiro.

Mas, se você não usar essas dimensões, certifique-se de que as informações mais importantes estejam visíveis antes de expandi-la.

Confira a seguir o tamanho das imagens para o Twitter:

Perfil e capa no Twitter

  • Imagem de capa: 1500 x 500 px
  • Imagem de perfil: 400 x 400 px

Postagem no Twitter

  • Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
  • Post com link e imagem: 800 x 418 px (1.91:1) ou 800 x 800 px (1:1)
Tamanho de imagens no Twitter

O Twitter também traz especificações para os formatos de anúncios, que você pode conferir neste link.

Principais tamanhos de imagens no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional. As pessoas estão lá para fazer negócios, seja para procurar um emprego, oferecer vagas, fazer contatos profissionais, falar sobre o mercado ou construir sua reputação.

A presença das empresas nessa rede, portanto, deve ser voltada para fortalecer sua imagem diante do mercado. Nesse contexto, as imagens publicadas são essenciais para construir uma percepção positiva, consistente e profissional sobre a marca.

No LinkedIn, você tem liberdade para publicar imagens nas medidas que quiser, mas é interessante utilizar um tamanho padrão, que seja adequado para visualização tanto no desktop quanto no mobile.

Já os posts que incluem link têm as imagens redimensionadas se não estiverem no padrão usado pela plataforma, por isso é importante seguir as dimensões recomendadas.

Agora, confira quais são os tamanhos de imagens para LinkedIn:

Capa e perfil no LinkedIn

  • Imagem de capa: 1536 x 768 px
  • Imagem de perfil: 300 x 300 px

Postagem no LinkedIn

  • Post com imagem: 1200 x 1200 px
  • Post com link e imagem: 1200 x 627 px
Tamanho de imagens no LinkedIn

O LinkedIn também permite a criação de Career Pages (Páginas de Carreira), que são páginas voltadas para a atração de talentos. Confira as especificações de imagens para esse tipo de página.

Principais tamanhos de imagens no YouTube

Pense que o YouTube é feito somente de vídeos? Quem tem um canal na plataforma de vídeos mais popular do mundo precisa também lidar com imagens e com os diferentes tamanhos que elas exigem.

No YouTube, você precisa ter imagens de capa, de perfil e de thumbnails dos vídeos.

Sobre a imagem da capa, é preciso saber que o tamanho pode variar bastante dependendo do dispositivo do usuário (TV, desktop, tablet ou smartphone).

Por isso, recomendamos utilizar a área de segurança para incluir as informações principais da capa, como o nome ou slogan do canal.

Além disso, os thumbnails merecem uma atenção especial. Eles aparecem para o usuário quando ele pesquisa por algum vídeo no YouTube e no Google ou acessa o seu canal.

Então, o thumbnail funciona como um argumento para que o usuário clique para ver o vídeo completo. Então, capriche na produção para convencê-lo de que vale a pena assistir ao seu vídeo!

A seguir, saiba os tamanhos de imagens para YouTube que você precisa utilizar:

Perfil e capa no Youtube

  • Imagem de capa do canal (Informações principais: 1546 x 423 px):
    • TV: 2560 x 1440 px
    • Desktop: 2560 x 423 px
    • Tablet: 1855 x 423 px
    • Smartphones: 1546 x 423 px
  • Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px

Thumbnail no Youtube

  • Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px
Tamanho de imagens no Youtube

Você também pode conferir as especificações do YouTube para a arte da capa do canal e até baixar um modelo para produzir a sua.

Principais tamanhos de imagens no Pinterest

Assim como o Instagram, o Pinterest também é uma rede social totalmente focada no visual. Aqui também é importante encantar os usuários com imagens bonitas, bem produzidas — e, é claro, com os tamanhos certos.

As publicações do Pinterest são bastante livres quanto à altura. Se você acessar a plataforma, provavelmente vai ver vários pins super esticados, que muitas vezes são infográficos.

Não há problema nenhum fazer isso, mas a proporção que recomendamos abaixo é a mesma que a plataforma recomenda, a fim de proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

Também é importante cuidar do tamanho das imagens de capas. Afinal, elas resumem o que os painéis incluem e ajudam o usuário a decidir se clica ou não. Então, elas também precisam ser bem produzidas.

Confira agora quais são os tamanhos de imagens para Pinterest que você deve usar:

Perfil no Pinterest

  • Imagem de perfil: 720 x 720 px

Pins e capas de pastas no Pinterest

  • Pin: 1000 x 1500 px (recomendado)
  • Capa das pastas: 200 x 200 px
Tamanho de imagens no Pinterest

Neste link, você pode ver as recomendações do Pinterest para as imagens da plataforma.

Principais tamanhos de imagens no WhatsApp

Para saber todos os tamanhos de imagens para redes sociais, precisamos também passar pelo WhatsApp Business. O aplicativo de mensagens não se tornou apenas popular para a comunicação entre pessoas, mas também para o marketing das empresas.

Elas passaram a criar grupos e listas de transmissão na plataforma para se comunicar com o público, informar novidades e engajar com conteúdos interessantes.

E é claro que as imagens cumprem um papel importante nessa comunicação, ao transmitir informações e influenciar a percepção das pessoas sobre a marca.

No WhatsApp, você precisa cuidar da sua imagem de perfil, das imagens que envia e de como elas aparecem na conversa (thumbnail).

Mesmo que você envie uma imagem vertical ou horizontal (não há limite para essas dimensões), ela aparece em formato quadrado na conversa. Então, é preciso prestar atenção no que o thumbnail mostra.

O aplicativo ainda oferece o WhatsApp Status, que funciona como os stories do Instagram. Essa função ainda é pouco usada pelas empresas, mas tem potencial. Vale a pena testar.

A seguir, confira o tamanho das imagens para WhatsApp:

Perfil no Whastapp

  • Imagem de perfil: 192 x 192 px

Thumbnail e Status no Whatsapp

  • Thumbnail da imagem na conversa: 600 x 600 px
  • WhatsApp Status: 1080 x 1920 px
Tamanho de imagens no Whatsapp

Enfim, agora você já conhece os tamanhos de imagens para redes sociais que precisa para produzir seus conteúdos.

Essa é uma parte essencial do Marketing Digital, já que cada vez mais o público online consome conteúdos visuais. Então, as imagens precisam ser bem produzidas e alinhadas ao branding para transmitir o que a marca quer passar para o seu público.

Agora, para ir mais a fundo, temos um material completo para a sua marca arrasar nas redes sociais. Baixe agora o nosso Kit de Marketing nas Redes Sociais, com guias sobre as principais plataformas e um calendário editorial para organizar suas ações.

kit de marketing nas redes sociais





Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.