o que é e como funciona essa plataforma de compras?

o que é e como estruturar esse processo?
julho 16, 2020
Como organizar o fluxo de caixa da sua empresa depois da crise
julho 17, 2020
Show all

o que é e como funciona essa plataforma de compras?

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O processo de compras online tem se tornado cada vez mais sofisticado e interativo, como uma forma de gerar maior comodidade e confiança para o comprador.

Antes mesmo de acessarmos uma loja ou colocarmos um produto no carrinho, consumimos uma série de conteúdos, os famosos reviews, para que possamos ter certeza sobre a qualidade do produto, confiabilidade da empresa, custo-benefício e uma série de outros fatores.

Pensando nesse processo complexo anterior à aquisição, a Area 120, laboratório in-house do Google de inovação, lançou o Shoploop, uma plataforma de compras focada no uso de vídeos curtos para estimular a descoberta, avaliação e compra de novos produtos — tudo em um mesmo local.

O fundador do Shoploop, Lax Poojary, conta que teve essa ideia ao ver alguém no metrô acessar um post em uma rede social sobre um produto, migrar para assistir um vídeo no Youtube sobre ele e, enfim, acessar o site da marca para comprá-lo. A partir disso, havia ficado claro para ele a possibilidade de unificar essa experiência.

Quer saber mais sobre como funciona o Shoploop, quando ele estará disponível e alguns outros insights sobre o tema?

Então continue a leitura!

Como o Shoploop funciona?

A ideia do Shoploop é próxima das práticas já realizadas em plataformas como Instagram e TikTok, em que vídeos verticais de curta duração são usados com o objetivo de promover alguma marca ou produto.

No entanto, em vez do foco ser a experiência social, no Shoploop, a divulgação de produtos é o ponto central.

Assim, a ferramenta será alimentada por vídeos de marcas e produtores de conteúdo sobre produtos específicos — os quais devem ser apresentados em menos de 90 segundos.

Caso você encontre um produto do seu agrado na plataforma, é possível comprá-lo na hora, salvar para depois e até mesmo compartilhar com seus amigos e familiares.

Além disso, será possível também seguir os seus perfis preferidos para acompanhar suas postagens com frequência.

De acordo com o próprio Google “A experiência no Shoploop é mais interativa que apenas rolar um série de imagem, títulos e descrições como em um site de e-commerce tradicional”.

“O Shoploop ajuda você a encontrar avaliações de produtos de pessoas reais que tem conhecimento sobre os produtos de uma determinada área”

Shoploop app de compras online

No momento, a ferramenta é focada na indústria de beleza, como marcas de maquiagem, cuidados para a pele, cabelos e unhas, que já apresentam maior familiaridade com o modelo de compras a partir de reviews.

Quando o Shoploop ficará disponível?

Gostou de tudo o que viu até então e já deseja acessar a ferramenta? Bem, é preciso aguardar um pouco, caso você esteja em território brasileiro. De acordo com o site da ferramenta, ela ainda não está disponível no Brasil, mas estará em pleno funcionamento em breve.

Você pode visitar o site deles em: shoploop.area120.google.com.

Atualmente, a plataforma é otimizada para navegadores mobile, mas logo será lançada também a versão para desktop.

Por que Shoploop?

Como foi apresentado, o Shoploop se aproveita de um comportamento já existente dos usuários, o qual já foi explorado por um número de outras ferramentas do mercado (como: Instagram, TikTok, Amazon Live).

Assim, a ferramenta não parte de algo completamente inovador, mas conta com a força e tecnologia do Google para impulsionar o seu sucesso e atrair mais usuários.

Vale lembrar também que a empresa tem investido bastante nos últimos tempos em atualizar suas plataformas de compra, como o redesign recente do Google Shopping para o modelo vertical e inclusão de  listagens gratuitas.

Dessa forma, vemos como a necessidade de melhorar as vendas online — amplificada pela pandemia — uniu-se à tendência da produção de vídeos de curta duração para promover melhores experiências para os usuários.

E você? Já pensou sobre a experiência de compra online que tem promovido para os seus clientes? Enquanto ainda não tem acesso ao Shoploop, aproveite para aprender mais sobre o tema com o nosso guia completo e gratuito:



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.