Featured snippets se tornam 1º posição da página do Google

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Featured snippets se tornam 1º posição da página do Google

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É ainda início de 2020 e o Google parece ter criado a sua própria resolução de ano novo: deixar as páginas de busca cada vez mais objetivas — e essa mudança parece não ter agradado muito os profissionais de SEO ao redor do mundo.

Depois de anunciar o core update de janeiro de 2020, que ainda está sendo absorvido e acompanhado pela comunidade de especialistas, o porta-voz do buscador, Danny Sullivan, publicou que todas as páginas que apresentam featured snippets não aparecerão duas vezes na SERP.

E o que isso significa exatamente? De forma simples: se você tem algum tipo de snippet, saiba que apenas o snippet aparecerá na primeira página e o resultado comum será levado para o início da segunda página.

A princípio, a ideia parece bem assustadora. Preocupações com a diminuição do CTR, sobre nunca mais voltar para a primeira página mesmo sem o snippet, e quedas ainda mais drásticas de posição são pertinentes, mas requerem uma análise paciente antes de qualquer tomada de decisão.

Pensando nisso, para te ajudar a enfrentar essa novidade, traremos neste texto o máximo de informações possíveis sobre a mudança. Confira!

Quando foi anunciada a remoção de páginas duplicadas?

O tweet de Danny Sullivan foi postado ontem, 22/01, às 13:28 em resposta ao Especialista de Marketing da Moz, Pete Meyers.

O questionamento feito por Pete sobre os relatórios que obteve informando a queda das posições forçou a resposta do liaison do Google, que aparentemente não faria nenhum pronunciamento oficial sobre a mudança — como tem feito com os core updates, em vista da política de maior transparência iniciada pela empresa no ano passado.

Confira a postagem na íntegra:

Abaixo, traduzimos o conteúdo de ambos os tweets:

“Relatórios curiosos indicam que Featured Snippets têm tido seus resultados orgânicos regulares levados para o topo da segunda página. Podemos confirmar caso a caso, mas analisaremos mais profundamente a respeito.” Pete Meyers

“Se uma página da web de lista é elevada a posição de featured snippet, nós não repetiremos mais a listagem nos resultados da pesquisa. Isso limpa os resultados e ajuda os usuários a localizarem informações relevantes mais facilmente. Featured snippets contarão como um dos dez itens da listagem apresentada nas páginas da web.” Danny Sullivan

Danny Sullivan também informou que ainda hoje, 23/01, John Muller comentará mais sobre a mudança.

Qual o objetivo da remoção das páginas duplicadas?

Nesse momento, como um profissional de marketing, a preocupação com o desempenho dos sites pode dificultar a compreensão de que essa mudança, na verdade, é positiva de algum modo. Mas, já parou para pensar no usuário? 

O que significa para ele uma página com resultados duplicados?

Como ele reage ao abrir os links e perceber que são um mesmo conteúdo?

Respondendo às questões: 

  1. uma experiência ruim;
  2. ele sairá da página.

Isso é ruim principalmente se levamos em consideração a prática do SEO como uma forma de otimização para usuários, pessoas, e não para mecanismos de busca.

Por isso, apesar de todas as implicações, é importante reconhecer a necessidade da mudança, entendendo-a para que seja possível tirar o melhor proveito da situação.

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Quem será impactado por ela?

Como a atualização é ainda bem recente, é cedo para falar com precisão sobre os impactos, mas já é bem possível indicar quem serão os afetados pela mudança. 

Primeiramente, é válido informar que a retirada dos resultados duplicados em featured snippets é global, ou seja, já está impactando todas as páginas do buscador em escala mundial desde a tarde de ontem.

Aqui no Blog da Rock, já verificamos o ocorrido em nossas próprias páginas.

Essa é a página de busca para a palavra-chave “tipos de marketing”. Antes da modificação, o resultado duplicado ficava logo abaixo do nosso snippet.

Ao clicar na segunda página, encontramos o resultado logo em primeiro.

Vale ressaltar aqui que não é certo que todo resultado duplicado ficará no topo da segunda página, esses resultados podem variar entre posições.

Dito isso, sabe-se que os principais envolvidos nisso serão os SEOs e produtores de conteúdo que detém snippets, assim como os demais concorrentes da SERP que se encontravam abaixo do resultado duplicado, que, felizmente, subirão uma posição

FAQ: quais são as perguntas mais recorrentes?

Para esclarecer algumas das principais dúvidas que surgirão sobre o tema, compilamos algumas das perguntas respondidas por Sullivan em seu Twitter. Veja quais são:

Essa mudança será aplicada em outras features da SERP?

Não, apenas para featured snippets em todos os seus formatos (definição, lista e tabela). Além disso, imagens que aparecem e snippets também não serão impactadas.

Se meu featured snippet desaparecer da SERP, para onde meu resultado original irá?

Como todo featured snippet surge a partir de um conteúdo que rankeia na primeira página da SERP, mesmo se o snippet for perdido, se ele continuar relevante para a busca, então retornará para a página de resultados.

Nesse caso, não se sabe se ele retornará para a posição anterior e nem mesmo se esse “retorno” significa exatamente a primeira página. 

Posso escolher não ter featured snippets?

Caso esteja temeroso em relação aos impactos negativos, é possível solicitar que seus conteúdos não conquistem featured snippets. Para isso, basta acessar esse tutorial do próprio Google.

Agora que conheceu um pouco mais sobre essa grande mudança, lembre-se de acompanhar seus resultados para as palavras-chave que apresentam featured snippets, principalmente CTR, posições e tráfego.

Ao fazer isso, você terá maiores insights sobre os impactos e será capaz de criar melhores estratégias para lidar com a atualização e otimizar os resultados da sua estratégia.

Para te ajudar nessa tarefa, veja o nosso material completo sobre Google Search Console e saiba como analisar e documentar esses dados!





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