Propaganda em Santos – Uma das maiores polêmicas do marketing brasileiro é, sem dúvida, a publicidade infantil.
Projeto de Stands – De um lado, estão as entidades civis que defendem a proibição de qualquer forma de publicidade para crianças, por conta da vulnerabilidade do público.
Rádio Indoor – Do outro, estão as associações do mercado que buscam uma regulamentação mais efetiva para impedir práticas abusivas nesse tipo de comunicação.
Marketing em Santos – O avanço dos debates em torno do tema já refletiu na lei e nos conselhos de autorregulamentação, criando novos mecanismos para proteger as crianças.
Empresa de Publicidade – Então, será que os problemas da publicidade infantil justificam sua proibição definitiva no país?
Rádio Interna – Como é um assunto muito complexo, recomendo que você leia até o final antes de se posicionar.
Estágio em agência de publicidade de Santos –
Empresa de Propaganda – A publicidade infantil é todo esforço de marketing e divulgação voltado às crianças, com o objetivo de vender produtos e serviços. Por ser uma questão polêmica, é preciso atender a uma série de exigências legais para anunciar para esse público, evitando práticas abusivas que exploram a ingenuidade da infância.
Estande para Intermodal – De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se criança a pessoa com até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos.
Marketing em Santos – Embora os tomadores de decisão sejam os pais e responsáveis, que possuem o poder de compra, o público infantil aparece nas estratégias de marketing como um influenciador importante.
Oportunidade em agência de publicidade de Santos – Até poucos anos atrás, o principal meio utilizado para atingir esse público-alvo no Brasil era a TV, onde eram veiculados comerciais de produtos infantis, como brinquedos, roupas e alimentos.
Empresa de Propaganda – Não à toa, pois as crianças brasileiras passam em média 5 horas e 35 minutos em frente à televisão, segundo uma pesquisa do Painel Nacional de Televisão publicada no site Criança e Consumo.
Simpatia para empresa ganhar dinheiro – Mas isso mudou em 2014, quando o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou uma resolução que caracteriza a publicidade infantil como abusiva.
Serviços Promocionais – Desde então, há uma queda de braço entre as entidades civis e as empresas para determinar os rumos da publicidade infantil no Brasil.
Portifa – A publicidade infantil é caracterizada por qualquer tipo de comunicação mercadológica que tem a intenção de persuadir a criança a consumir um produto ou serviço.
Clientes – Nesse caso, vale qualquer formato: mídia impressa, out-of-home, comerciais de TV, spots de rádio, banners, embalagens, merchandising, ações promocionais no ponto de venda, marketing digital, etc.
Administração de redes sociais – Geralmente, esse tipo de publicidade usa estratégias como linguagem infantil, efeitos especiais, músicas infantis, cores vibrantes e outros recursos estéticos que atraem a atenção dos pequenos.
Criação de Site em Santos – Uma das táticas mais comuns é associar produtos e serviços a personagens com forte apelo infantil.
Portifolio – Segundo um estudo realizado em 2017 pela Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), publicado no Terra, 80% dos produtos licenciados são destinados ao público infantil.
Sample Page – Isso porque um produto com um personagem conhecido pelas crianças tem 20% mais chances de venda do que um item sem estampa.
Blog – No Brasil, a líder de licenciamentos é a Disney, seguida pela Marvel, DC Comics, Barbie, Hot Wheels e Hello Kitty.
Administração de redes sociais – Entre as marcas brasileiras, destacam-se a Turma da Mônica, Galinha Pintadinha e os times de futebol.
Portifa – Outra estratégia é usar celebridades do universo infantil, como apresentadoras de programas infantis, atores mirins e cantores.
Administração de redes sociais – Também entram na publicidade infantil as ações com brindes colecionáveis e distribuição de prêmios.
Anunciar na TV – Com certeza, você tem vários exemplos de publicidade infantil na memória, pois todos nós crescemos rodeados de marcas, anúncios e comerciais.
Simpatia para empresa ganhar dinheiro – No intervalo dos desenhos animados dos anos 1990, eram exibidas propagandas que escandalizariam a sociedade atual.
Portfolio – 6 – Um exemplo clássico é a propaganda da tesoura em formato de Mickey e Minnie, da Mundial, que trazia um garoto repetindo incansavelmente “Eu tenho, você não tem”.
Publicidade em Santos – A peça pode ser vista no YouTube e representa uma das práticas consideradas abusivas hoje: constranger a criança por não consumir determinado produto que agrega status social.
Estande para Intermodal – Outra propaganda clássica da época, feita pela Garoto, mostra um menino hipnotizando o telespectador com o mantra “Compre Baton”, também disponível no YouTube.
Home – 1 – Mas as campanhas mais recentes já embarcaram nas ideias de diversidade e atualizaram seus conceitos.
Estande para Intermodal – Um bom exemplo é a campanha da Barbie lançada em 2018, publicada no YouTube, que aborda a luta contra o preconceito de gênero e incentiva meninas a se tornarem cientistas, astronautas e presidentas.
Projeto de Estandes – Para mais exemplos, basta lembrar dos brinquedos colecionáveis dos salgadinhos e chocolates, estampas de personagens em todos os objetos e supermercados repletos de embalagens irresistíveis.
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Montagem de estandes – No Brasil, a publicidade infantil começou a levantar polêmicas em meados dos anos 2000.
Oportunidade em agência de publicidade de Santos – Em 2006, foi realizado o I Fórum Internacional Criança e Consumo, organizado pelo instituto Alana e sediado em São Paulo, dando início à articulação nacional sobre o tema.
Agência de Publicidade em Santos – Outro marco importante foi o lançamento do documentário Criança, a alma do negócio (2008), que tornou pública a pauta da relação entre infância e consumo.
Sample Page – A partir daí, a discussão tomou conta da sociedade, e começaram a surgir diversos projetos de lei, manifestos e iniciativas para combater a publicidade infantil abusiva.
SLIDE – Com a aprovação da Resolução 163 do Conanda, em 2014, várias empresas começaram a ser denunciadas por infringir as leis ao direcionar publicidade às crianças.
Simpatia para empresa ganhar dinheiro – Hoje, a situação é de disputa entre ONGs, governo, agências e outros atores envolvidos, e divide opiniões.
Criação de Site – Há quem ache que toda a publicidade infantil deve ser proibida por se aproveitar da falta de discernimento das crianças, e há quem defenda que o caminho mais razoável é a regulação.
Otica em Santos – No mundo, a maioria dos países conta com leis próprias para proteger as crianças de práticas abusivas na publicidade, além de conselhos de autorregulamentação.
Otica em Santos – No Reino Unido, Grécia, Dinamarca e Bélgica, a publicidade para crianças possui diversas restrições, enquanto a Noruega e o Quebec proibiram totalmente a prática.
Marketing de Busca – Já a União Europeia conta com o EU Audiovisual Media Services Directive, um ato regulatório que determina as seguintes regras para publicidade infantil:
Suporte – Além disso, o merchandising em novelas e programas de TV é proibido.
Otica em Santos – Por fim, os EUA também possuem sua legislação própria sobre o assunto, determinada pela Comissão Federal do Comércio, que restringe os comerciais de junk food e conteúdos violentos.
Comex – O país também foi pioneiro em criar uma lei específica para proteger a privacidade das crianças na internet: o Children’s Online Privacy Protection Act (COPPA).
Serviços – Em relação às leis da publicidade infantil no Brasil, temos que considerar os seguintes instrumentos:
Anunciar na TV – O ECA determina que as crianças tenham seus direitos protegidos contra qualquer forma de exploração, considerando-as psicologicamente vulneráveis.
Blog – No Código de Defesa do Consumidor, a questão é abordada no Art. 37:
News – 8 – “É abusiva a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança”.
Serviços Promocionais – Esse é um dos argumentos centrais contra a publicidade infantil, que é acusada de se aproveitar da vulnerabilidade das crianças e sua dificuldade em separar o real do imaginário.
Portifa – Já a resolução 163 é a mais polêmica de todas.
Institucional – Apesar de estar em vigor, a lei é alvo de críticas constantes e não foi reconhecida por associações de anunciantes, agências de publicidade e emissoras de TV do Brasil.
Portifolio – Na prática, as denúncias de publicidade infantil já estão sendo multadas conforme a lei, que determina o seguinte:
Montagem de estandes – “Considera-se abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo utilizando-se dos seguintes aspectos:
Feitiço para empresa crescer – O CONAR também prevê uma série de recomendações em concordância com a legislação, que são suficientes para coibir as práticas abusivas.
About – 2 – Já o Art. 5º do Marco Civil da Primeira Infância é categórico:
Feitiço para empresa crescer – “Constituem áreas prioritárias para as políticas públicas para a primeira infância a saúde, a alimentação […], bem como a proteção contra toda forma de violência e pressão consumista.”
Projeto de Estandes – O caso mais recente foi o da Danone, que pagou uma multa de R$ 107 mil por descumprir a lei nas campanhas do produto Danoninho “Mini Dinos”, conforme publicado no Criança e Consumo.
Gerenciamento de redes sociais em Santos – Recentemente, em maio de 2019, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro solicitou uma revisão da norma, com o intuito de afrouxar as proibições.
Projeto de Estandes – A nota, publicada no Jornal GGN, foi enviada ao Conanda, que rebate os argumentos do governo e defende a manutenção da resolução integral.
Armazém para locação em Santos –
Magia para empresa ganhar dinheiro – Como você pode ver, os problemas da publicidade para crianças geram debates acalorados em toda a sociedade, organizações e governo.
Feitiço para empresa ganhar dinheiro – Mas, afinal, o que torna a publicidade infantil abusiva?
Simpatia para atrair dinheiro e sorte – E quais são as reais consequências da publicidade infantil na vida das crianças?
Gerenciamento de redes sociais – Vamos compreender melhor essas questões com os tópicos a seguir.
Lima & Santana Propaganda – Agência de Propaganda em Santos – O aumento da obesidade infantil é uma das consequências mais graves da publicidade de alimentos.
Magia para empresa voltar lucrar – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 340 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos estão obesos no mundo todo.
Agência de Publicidade em Santos – Para crianças com menos de 5 anos, os números chegam a 41 milhões, segundo o levantamento de 2016.
Home – 1 – No Brasil, quase metade das crianças brasileiras serão obesas em 2022, segundo a previsão alarmante do Ministério da Saúde, publicada no R7.
Criação de Site – Os principais vilões são os comportamentos sedentários, alta disponibilidade de fast food e longas horas na frente da televisão ou computador.
Rádio Indoor – Nesse caso, a publicidade infantil tem culpa no cartório quando se trata de alimentos industrializados.
Agência de Publicidade em Santos –
Estande para Intermodal – Obviamente, os perigos da publicidade infantil estão na promoção de alimentos industrializados de alto valor calórico e baixo teor nutricional.
Oportunidade em agência de publicidade de Santos – Por muito tempo, os anúncios se focaram em balas, chicletes, salgadinhos, biscoitos recheados, lanches de fast food e outras guloseimas que atraem o paladar infantil.
Montagem de estandes – Basta uma rápida lida no rótulo desses alimentos para encontrar altas concentrações de açúcar, sódio e gordura trans – sem falar na interminável lista de corantes e aditivos alimentares.
Agência de Propaganda em Santos – Teoricamente, o consumo moderado não traria malefícios à saúde nem seria capaz de impulsionar uma epidemia de obesidade infantil.
Empresa de Propaganda em Santos – Mas aí entra a questão do discernimento e da sensibilidade das crianças aos estímulos publicitários.
Criação de Aplicativos em Santos – Assim, um dos esforços de regulamentação da publicidade infantil é impedir que os anúncios incentivem o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados.
Estande para Intermodal – O Conar já possui recomendações apropriadas nesse sentido, como nos seguintes tópicos do seu código de autorregulamentação:
Portifolio – Outra preocupação constante dos pais e sociedade é a antecipação da fase adulta promovida pela publicidade infantil.
Papa Saneamento – Nos comerciais dos anos 1990, a erotização precoce estava presente em várias peças, como a famosa propaganda da Sundown com uma menina desfilando de biquíni e recebendo cantadas de meninos aos 6 anos de idade.
Feitiço para empresa ganhar dinheiro – Ou os comerciais da Garoto que mostravam meninos pré-púberes espiando e sonhando com mulheres mais velhas do seu convívio.
Agência em Santos – Recentemente, em janeiro de 2019, a Grendene foi condenada pela 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por erotização precoce em comerciais da Melissa.
Armazém para locação em Santos – A punição ocorreu por conta de um comercial de 2010, que mostrava meninas desfilando com as sandálias da Hello Kitty e sendo elogiadas pelos meninos na rua, conforme publicado no UOL.
Feitiço para empresa crescer – De modo geral, produtos como sutiãs com enchimento para meninas de 8 anos estimulam a chegada precoce à adolescência.
Propaganda em Santos – Logo, essa é uma das questões centrais para aprimorar a regulamentação da publicidade infantil.
Clientes –
Estágio em agência de propaganda de Santos – Embora o controle sobre a publicidade infantil esteja avançando, a internet ainda é um terreno desafiador para a regulamentação.
Publicidade em Santos – Uma pesquisa realizada pela Intel Security em 2015, publicada no Canaltech, mostra que 83% dos internautas entre 8 e 12 anos estão ativos nas mídias sociais.
Gerenciamento de redes sociais – Mesmo com a proibição expressa nos termos de serviço de redes como Facebook e YouTube, as crianças estão presentes nessas plataformas e têm contato frequente com a publicidade online.
Serviços – O YouTube é destaque na concentração de publicidade infantil, com inúmeros canais feitos por e para crianças.
Comex – O FunToyzCollector, por exemplo, é um canal voltado exclusivamente ao “unboxing” de brinquedos da Disney e já conta com 11 milhões de seguidores.
Oportunidade em agência de publicidade de Santos – Em janeiro de 2019, o Ministério Público exigiu que o Google derrubasse os conteúdos de youtubers mirins sobre brinquedos, conforme notícia da Exame.
Agência em Santos – Segundo o órgão, as empresas estariam usando os canais com apelo ao público infantil para driblar a lei e promover seus produtos.
Montagem de estandes – A versão é confirmada por Cláudia Almeida, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Propaganda em Santos – Em entrevista à OAB SP, ela conta que os youtubers mirins não poupam falas diretas como “peça para sua mãe” e “você precisa disso”, que são claramente vetadas pela legislação.
Agência de Publicidade em Santos – Na opinião da especialista, YouTube e outras redes sociais não são brinquedos, pois expõem as crianças aos perigos da publicidade infantil e da falta de privacidade em relação aos dados pessoais.
Criação de Aplicativos em Santos – Tudo indica que o próximo passo será repensar a relação entre infância e internet.
Serviços Online – Agora você está a par dos debates em torno da publicidade infantil e pode formar sua opinião sobre o assunto.
Estágio em agência de publicidade de Santos – Não é um tema simples, pois os limites entre as práticas abusivas e o senso crítico das crianças ainda não estão tão claros.
Portifolio – No entanto, proibir todo tipo de publicidade não parece ser o melhor caminho, até porque a publicidade e a cultura estão mais próximas do que nunca.
About – 2 – É impossível impedir que as crianças tenham contato com marcas e anúncios, e também é importante formá-las enquanto futuros consumidores.
Portifa – Em relação às práticas abusivas, a legislação brasileira e o CONAR já mostraram avanços significativos.
Teste – Espero, sinceramente, que a sociedade decida de forma responsável até onde deve ir a publicidade para crianças, e que as empresas cumpram as leis e recomendações.
News – 8 – Mas também preciso saber o que você pensa, como cidadão e profissional.
Gerenciamento de redes sociais em Santos – Na sua opinião, a legislação atual é suficiente para impedir abusos na publicidade infantil?
Comex – Aguardo seu comentário para refletirmos juntos.
Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/publicidade-infantil-o-que-e/
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