conheça os três principais benefícios

como fazer e qual a importância de nichar
março 5, 2020
postagens que duram apenas 24 horas
março 6, 2020
Show all

conheça os três principais benefícios

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O gerenciamento de marca é um processo criado com o objetivo de manter um relacionamento próximo ao cliente, entendendo as suas percepções emocionais para gerar fidelização à marca. Além disso, um gerenciamento de marca efetivo pode fazer com que as empresas alcancem uma porcentagem ainda maior do seu público-alvo.

Em contrapartida, o mau gerenciamento pode acarretar em um cliente que procura de tempos em tempos, que possivelmente escolherá um concorrente por não saber a diferença. Outro problema é o consumidor encontrar informações diferentes em cada ponto de comunicação. Nesse caso, a empresa não demonstra segurança para quem está interessado no produto/serviço.

Uma marca bem gerenciada pode trazer inúmeros benefícios para um empreendimento, como o reconhecimento de marca e fazer com que a empresa se torne referência no mercado dentro de seu segmento.

Pensando nos benefícios de um bom gerenciamento de marca, separamos três que acreditamos ser os principais. Continue a leitura!

1. Consistência de marca

Um dos pontos mais importantes para uma marca é garantir a sua padronização em qualquer ponto de contato com o cliente. Um estudo da McKinsey, com 27.000 consumidores americanos, encontrou os “três C’s” de uma experiência positiva para o cliente. Os três C’s são:

  • consistência na jornada do cliente;
  • consistência emocional;
  • consistência de comunicação.

Manter a consistência pode parecer difícil quando há a distribuição da marca. E isso torna esse ponto ainda mais importante. Por exemplo, se a empresa tiver várias sedes pelo mundo ou for uma rede de franquias, ela precisa garantir para os consumidores que eles terão a mesma qualidade de serviço em todos os locais de franquia do mundo. Esse processo constrói confiança entre empresa e cliente.

Mas, a principal pergunta é: como fazer para manter a consistência da minha marca?

Existem algumas formas para facilitar esse processo, A empresa pode disponibilizar templates de marca editáveis onde cada sede/franquia possa modificar apenas dados específicos, como telefone e endereço. Ou seja, o design continua o mesmo para todos que necessitarem o uso de materiais de comunicação.

Além disso, é crucial que todos os ativos da marca como fotos, paleta de cores, vídeos etc estejam disponíveis em um único lugar. Dessa forma, será mais fácil editar os templates previamente dispostos. Assim, a marca não terá problemas com uso indevido de imagens, cores ou logos.

2. Marketing eficiente

Muitas vezes alguns processos dos times de marketing se tornam ineficientes. Pode ser por terem muitas ferramentas, processos mal definidos, entre outras coisas. A seguir mostraremos algumas dicas para tornar o seu marketing eficiente.

Marketing externo

Existem vários fatores externos que devem ser levados em consideração quando falamos de marketing. Listamos aqui alguns que achamos ser os principais.

1. Análise de cenário externo

Antes de realizar qualquer ação, é fundamental que as empresas tenham o cenário externo sobre o seu segmento bem definido.

Informações como economia, tecnologia, aspectos legais, forças de mercado, panorama geral do setor e tendências de mercado são relevantes que seja feita a definição de estratégia.

2. Identificação de público-alvo

Tendo o cenário externo definido, é essencial conhecer o público-alvo. O público-alvo é a diretriz para toda comunicação da empresa. A partir dele ebooks, blog posts, cards de redes sociais, entre outras coisas serão direcionadas.

Conhecendo o público, você pode decidir quanto cobrará, o que vai falar para o público e como a empresa se posicionará.

3. Identificação de produto e posicionamento

Assim que o público-alvo for definido, você deve mostrar que o consumidor precisa do seu produto/serviço. Entender as dores do público ajuda os times de marketing a oferecerem exatamente o que as pessoas precisam.

Dessa forma, é necessário entender o que as pessoas procuram e saber qual é o melhor produto/serviço para oferecer.

4. Identificação de concorrentes

Além de conhecer o produto e saber o seu posicionamento, deve-se estudar a fundo os concorrentes.

Nesse sentido, saber o que eles vendem, seus preços,e entender quais vantagens a sua empresa tem sob o concorrente é crucial para qualquer empresa. Com essas informações, o processo de vendas se torna muito mais fácil.

Marketing interno

1. Análise de cenário interno

Antes de começar a aplicar um novo plano de marketing em sua empresa, deve-se analisar a situação atual.

Ou seja, ter conhecimento sobre as vendas, o que o time tem feito e o que tem funcionado. Isso facilitará o trabalho para replicar estratégias que são efetivas.

2. Analise SWOT

Faça um levantamento interno de todas as informações que estão relacionadas às forças e fraquezas da empresa.

Lembre-se de organizar em listas separadas para analisar separadamente. Assim, ficará muito mais fácil definir seus objetivos estratégicos.

 3. Comunicação

Tenha uma comunicação clara e transparente com o seu time. Além disso, tente usar ferramentas que ajudem a facilitar esse processo. É importante ter toda a comunicação do time centralizada e em algum lugar que guarde as informações, caso queira acessar posteriormente.

Outras formas de ter um marketing eficiente se relaciona com o benefício anterior (consistência de marca).

Assim que o cenário interno estiver claro, tanto a análise SWOT, como o planejamento de marketing, o processo de distribuição da marca poderá ser redefinido.

Nesse sentido, se a empresa tiver templates já prontos — dos quais qualquer sede/franquia poderá usar —, o processo de criação de conteúdo em escala se torna muito mais fácil.

Dessa forma, os times de marketing não precisam mais se preocupar em criar designs por conta de pequenas modificações. O time se torna mais estratégico e menos operacional, ou seja, o marketing se torna mais eficiente.

Não se esqueça também de sempre se organizar colaborativamente, trabalhando em projetos em conjunto com o time para que cada pessoa possa contribuir para um todo.

Nesse sentido, é importante sempre manter a comunicação clara e fácil. Ter ferramentas que centralizem a comunicação do time é essencial, pois assim nada se perde e tirar dúvidas fica mais acessível.

3. Sua marca em um único lugar

A realidade dos times de marketing pode ser muito conturbada. Com diversas ferramentas para ajuda-los no seu dia a dia, isso pode se tornar um problema. Com uma ferramenta de gerenciamento de marca, um dos principais benefícios é ter tudo que precisar em um único lugar.

As principais vantagens de centralizar tudo no mesmo lugar são:

  • times de marketing menos operacionais e mais estratégicos;
  • não perder tempo em inúmeras ferramentas;
  • manter a marca padronizada e automatizada;
  • comunicação centralizada;
  • otimização de tempo do seu time;
  • autonomia para equipes;
  • fluxo de trabalho centralizado;
  • acesso no computador ou no celular.

Gostou do nosso conteúdo? Agora é só focar nos três principais benefícios para ter uma estratégia de marketing eficiente e com resultados incríveis.

Conteúdo produzido pela Deskfy.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.