Como usar a técnica Skyscraper para impulsionar o tráfego do blog

Exibição de publicidade Sistema Mercado 2019 Indústria Tamanho, tendências, crescimento global, Insights e Previsão Research Report 2025 – Actual Penacova
dezembro 16, 2019
Instagrafite mistura arte de rua e propaganda
dezembro 16, 2019
Show all

Como usar a técnica Skyscraper para impulsionar o tráfego do blog

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O Inbound Marketing vem se consolidando cada vez mais no mercado e conta com a adesão de novas empresas todos os meses.

No entanto, como todo efeito positivo também traz consequências, a concorrência para continuar nas primeiras páginas dos buscadores aumentou drasticamente.

Com isso, blogs e sites precisam repensar constantemente suas técnicas de SEO para continuar bem posicionados no ranking dos principais buscadores, pois apenas escrever bons conteúdos pode não ser mais o suficiente.

Além disso, as próprias atualizações dos sites de busca e as mudanças nas relações entre empresas e consumidores fazem do rankeamento um jogo interessante para quem quer estar sempre no topo.

Uma das estratégias que vêm sendo utilizadas como uma das novidades em Search Engine Optimization é aproveitar os bons conteúdos da concorrência para melhorar a experiência do cliente que está buscando saber mais sobre um assunto específico. Essa é a técnica conhecida como Skyscraper.

Conheça mais sobre essa interessante estratégia e entenda como aplicá-la no seu blog. Para que você não perca nenhum detalhe, organizamos este artigo da seguinte forma:

Continue a leitura e confira!

 

O que é Skyscraper Technique?

O Skyscraper é uma técnica de SEO que visa construir bons links externos para um blog post. Consiste basicamente em definir uma palavra-chave que seja importante para o negócio e analisar os resultados ao pesquisá-la nos mecanismos de busca.

Em seguida, a ideia é selecionar um conteúdo do concorrente que seja muito bom, relacionado à palavra-chave escolhida. Esse material precisa ser relevante, além de apresentar um bom rankeamento.

Feito isso, é preciso analisar os aspectos que o tornam tão relevante para os buscadores, ou seja, identificar os pontos positivos que fazem o material se destacar.

Depois dessa análise, é hora de pensar em formas de fazer um conteúdo melhor! É importante considerar se há alguma informação ou atualização que pode ser adicionada e, principalmente, se existe algum conhecimento específico que sua empresa pode agregar ao material.

Em resumo, na técnica Skyscraper, você constrói um excelente conteúdo com base em algo já criado antes.

E conteúdo bom tem que ser divulgado, certo? Por isso, a próxima etapa dessa estratégia é entrar em contato com os sites que indicavam o conteúdo do concorrente para que eles direcionem para a sua nova versão — melhor e mais atualizada.

Essa é uma técnica que aumenta as chances de ter um link building altamente qualificado em cada conteúdo trabalhado. 

No entanto, para uma boa estratégia de marketing, antes mesmo de selecionar uma palavra-chave ou tema, é essencial analisar se vale a pena investir na técnica de Skyscraper para o assunto específico.

Isso porque, antes de mais nada, o conteúdo precisa ser relevante para o seu público, a fim de construir a autoridade que você precisa no seu nicho.

Como a ideia é trazer mais tráfego e potenciais clientes, atrair o público errado por meio de conteúdos que não são ideais para o seu negócio pode se mostrar uma péssima ideia.

O Skyscraper também é conhecido como Marketing de Conteúdo para link builders, e pode funcionar para quem não tem um orçamento alto ou contato com sites de maior relevância, bem como influenciadores do mercado.

 

Para que serve essa estratégia?

O objetivo principal do Skyscraper é construir a autoridade da marca por meio de conteúdos valiosos.

Nessa técnica, isso é feito usando a relevância de sites de alta influência no mercado, que têm como papel indicar o conteúdo. Ou seja, o objetivo é reforçar o link building para o seu site.

O foco principal é proporcionar um conteúdo melhor para a persona, que agregue valor ou a ajude a resolver determinado problema.

Além disso, levando em conta todas as análises necessárias, essa também é uma técnica que permite identificar o nível de maturidade e competição do seu mercado.

 

O Skyscraper é uma técnica ética?

Se utilizado da maneira correta, o Skyscraper pode gerar bons resultados. Ao mesmo tempo, é essencial ficar atento a alguns pontos.

Essa técnica não é um tipo de permissão para pegar o conteúdo ou a ideia de um concorrente e tomá-la para si. Além dessa ação caracterizar plágio — que é crime —, se apropriar do material de outra empresa é também antiético e, no mínimo, antiprofissional.

É essencial colaborar com um mercado ético e justo, em que a concorrência sirva para elevar o conhecimento de todos.

Pensando nisso, é importante reforçar que o objetivo do Skyscraper é analisar o que já existe de bom no mercado e aprimorá-lo, ou seja, colocar em prática uma ideia da sua empresa e que agregue conhecimento ao público.

A técnica Skyscraper não é uma simples cópia de conteúdo, com acréscimo de alguns detalhes para disfarçar. Estamos falando em criar algo único e superior ao que é encontrado nas pesquisas dos buscadores.

Até mesmo porque, por definição, o seu conteúdo precisa estar claramente melhor do que qualquer outro que tenha sido produzido antes. Se ele for igual, parecido ou apenas minimamente superior, por que os sites que recomendavam o material antigo trocariam a recomendação para o seu, concorda?

Como essa técnica não emprega o uso de tráfego pago, de influência ou algo parecido para conquistar os links, o conteúdo precisa necessariamente ser mais qualificado. Por isso, quem for produzi-lo precisa ter domínio e conhecimento sobre o que vai ser apresentado.

 

Como funciona a técnica Skyscraper?

Agora que já vimos o que é e para que serve a técnica Skyscraper, é hora de explicar passo a passo como a estratégia funciona. Confira!

Escolha uma palavra-chave que seja importante

Como ressaltamos, a palavra-chave precisa ser relevante para o público e para o seu negócio, e o conteúdo deve ter como base esse elemento. Isso é essencial para trazer maior autoridade para o seu blog.

Encontre um conteúdo com excelente desempenho de backlinks

O próximo passo é analisar os conteúdos já presentes na web para encontrar um que tenha bom compartilhamento nas redes sociais, além de muitos backlinks de outros sites que o recomendam.

Para isso, é importante utilizar uma ferramenta que faça essa análise. As mais indicadas para esse estudo são: Ahrefs, SEMrush e BuzzSumo. Com elas, você consegue inclusive ver quais sites direcionaram links para o artigo que você escolheu.

backlinks para a wikipedia, segundo o ahrefs

As três são pagas, mas disponibilizam um tempo grátis de teste. Uma quarta opção — e gratuita — é o Moz, uma extensão para Google Chrome e Mozilla Firefox, que também pode auxiliar nessas pesquisas.

Faça a análise dos artigos

Ao selecionar um conteúdo de um blog concorrente, é importante realizar algumas perguntas, como: por que esse artigo foi tão recomendado? O que ele tem de especial?

Mais do que fazer uma simples análise do conteúdo externo, você precisa identificar certos elementos para criar um conteúdo ainda melhor. Veja algumas dicas para facilitar essa análise:

  • descubra quais são os tipos de conteúdo mais compartilhados nas redes sociais e os mais recomendados por outros blogs;
  • acompanhe os assuntos mais buscados e compartilhados pelo público;
  • observe de que forma os textos foram escritos (são mais informativos ou persuasivos) e qual a linguagem utilizada;
  • veja o formato utilizado para divulgar as informações (texto, vídeo, imagem etc.) e identifique o favorito do público que pretende alcançar;
  • guarde as melhores ideias do conteúdo para usar de alguma forma no seu blog — como inspiração, não como plágio.

De preferência, organize suas escolhas entre os artigos com maior apelo nas redes sociais e os mais recomendados pelos sites. Assim, é possível explorar melhor o comportamento nessas duas frentes e realizar uma análise mais profunda.

Às vezes, um tema que tem maior apelo nas redes sociais não apresenta o mesmo sucesso nos blogs, e vice-versa — principalmente com relação ao formato do conteúdo.

Coloque a mão na massa

Após escolher o artigo com a melhor performance, é hora de verificar de que forma você pode aprimorá-lo.

Algumas ideias são ampliar o tamanho do texto, adicionar mais imagens para exemplificar a parte escrita, inserir vídeos e atualizar os dados apresentados.

Algumas vezes, apenas a mudança no design das imagens já dá uma cara nova para um conteúdo que foi lido muitas vezes e o torna mais atrativo e interessante.

Enfim, é preciso que você selecione algo que faça as pessoas sentirem a necessidade de optar pelo seu conteúdo, em vez da primeira versão.

Busque sites para linkarem para o seu conteúdo

Promover o seu conteúdo nas redes sociais auxilia muito na divulgação, mas o maior objetivo da técnica Skyscraper é fazer com que outros sites realizem links para o seu artigo.

Por isso, ele precisa apresentar ideias mais relevantes, pois dessa forma será escolhido para complementar outros conteúdos.

Uma das vantagens do Skyscraper é obter recomendações qualificadas para o seu conteúdo. Isso porque os blogs que estão no seu radar já indicaram links similares ao seu e, dessa forma, provavelmente já contam com um público com perfil interessado nos serviços e produtos que você oferece.

Então, a ideia é entrar em contato com os responsáveis por esses blogs e indicar o conteúdo desenvolvido pelo seu negócio, destacando que ele pode complementar os conteúdos divulgados nessas páginas, tornando-as mais atrativas para o público.

Mas lembre-se que esses são contatos frios, ou seja, de pessoas que você não conhece. Assim, não espere 100% de indicações para o seu novo material.

Qualquer link obtido por meio dessa técnica representa uma fatia maior do seu mercado, portanto, não deixa de ser uma oportunidade para alcançar bons resultados.

Além disso, ao escrever um conteúdo bom, você provavelmente conseguirá links de forma orgânica, de blogs que a princípio nem estavam no seu radar.

 

Como aplicar essa técnica em um blog?

Para publicar um conteúdo usando a técnica Skyscraper, você pode se basear em uma das nossas sugestões de como otimizar um material já divulgado na web:

  • aprimorar o foco em ideias mais específicas, caso ache que o post esteja muito genérico;
  • aplicar correções ou atualizações sobre o assunto, além de novos tópicos relacionados;
  • apresentar diferentes ideias sobre algo que sua empresa já tenha falado ou mesmo um nova abordagem sobre o artigo analisado.

Por exemplo, se a primeira versão do conteúdo apresenta 10 dicas sobre determinado assunto, por que não escrever um artigo para o seu blog que contemple 25 dicas do mesmo tema?

No caso de um conteúdo estruturado em formato de lista, uma ideia interessante é escrever e desenvolver um pouco mais sobre cada tópico, em vez de apenas listá-los.

Finalmente, otimizar a parte visual do conteúdo, adicionando imagens que complementem o texto ou trabalhando mais o design, é uma ótima estratégia. Independentemente das alterações realizadas, o artigo precisa ser relevante a apresentar de forma clara as informações que a persona procura.

Existe uma frase do Brian Dean, do Backlinko, que mostra o porquê da técnica Skyscraper ter sucesso: “É da natureza humana ser atraído para o melhor” (em tradução livre).

Com o Skyscraper, você consegue ter ideias e enxergar novas possibilidades de abordagem de conteúdo que talvez não teria de outra forma.

A inspiração — e não o plágio — fazem parte do amadurecimento de qualquer nicho de mercado, além de contribuir para melhorar a experiência dos clientes, que vão encontrar cada vez mais materiais que os auxiliem a tomar as melhores decisões de compra.

Vale lembrar também: atualize os conteúdos do seu blog constantemente para mantê-los sempre relevantes para o seu público-alvo.

E você já ouviu falar em Link Juice? Essa é mais uma estratégia muito interessante para SEO e rankeamento. Conheça mais sobre esse conceito e seus impactos nas estratégias digitais acessando o nosso artigo!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.