como produzir conteúdos interativos para SEO

O que é a Experiência de Conteúdo e como ela pode mudar seu marketing
junho 19, 2020
Como rever seus investimentos em Marketing de forma inteligente
junho 22, 2020
Show all

como produzir conteúdos interativos para SEO

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Você sabe o que é um conteúdo interativo e como ele pode ajudar a sua estratégia de SEO?

Neste artigo eu vou te ensinar como nós, da Plata o Plomo, estamos usando essa tática, o passo a passo de como estruturamos a campanha e os resultados que conseguimos até agora.

Vamos lá?

Qual o conceito de conteúdo interativo?

Bom, acho que não existe uma definição exata para explicar, por isso, vou trazer a minha própria explicação para o tema. 

Conteúdo interativo é qualquer tipo de publicação ou vinculação que solicite uma ação do usuário, para que ele interaja e participe de forma ativa com aquilo que está vendo.

Ou seja, os leitores de sites e blogs deixam de ser apenas um recurso passivo, absorvendo informações publicadas, mas tornam-se ativos e co-criadores do material em questão.

Podemos aqui listar alguns tipos de soluções deste tipo:

Por que usar conteúdo interativo?

Um dos sites que emprega com frequência essa estratégia é o BuzzFeed. Segundo informações do site, eles publicam quase o 8 quizzes por dia e 96% das pessoas que começam um teste vão até o final.

Impressionante, não é?

Quiz Buzzfeed

Além disso, o termo “BuzzFeed Quizzes” se tornou uma das pesquisas mais populares do Google.

Em um dos testes que eles publicaram, que se chamava “Em que cidade você deve realmente viver?”, teve mais de 22 milhões de visualizações e 2,5 milhões de curtidas no Facebook. 

"Buzzfeed Quizzes" no SEMrush

Essas informações mostram o motivo pelo qual os conteúdos interativos podem ajudar a sua estratégia de SEO. Você percebeu o alto engajamento que esse tipo de publicação tem, certo?

Isso é cada vez mais importante para ranquear bem um site no Google.

Além disso, geralmente, o tempo de visualização de páginas que tem uma publicação desse tipo são maiores do que o normal, o que também é visto de maneira positiva pelos buscadores.

Bom, acredito que até aqui você já foi convencido a olhar com atenção para esta estratégia. Mas deve estar se perguntando: “Como eu vou criar um tipo de conteúdo assim para o meu site ou blog?” 

Se você está se perguntando isso, vem com a gente que vou te mostrar passo a passo, como você pode criar um conteúdo interativo.

Como criar um conteúdo interativo para meu site ou blog?

Eu irei te mostrar aqui passo a passo, como nós criamos e divulgamos a publicação “Qual é a melhor série de todos os tempos” no blog da Plata o Plomo. 

A primeira coisa que preciso te falar é que você (ou sua equipe) precisará dedicar tempo na produção desse material. A parte visual é super importante, por isso, é necessário caprichar em cada elemento que fará parte do seu material. 

No nosso caso, nós usamos o WordPress. Isso já é um grande facilitador, pois existem muitos plugins que farão o trabalho pesado para você. Mas caso você utilize qualquer outro framework, sem problemas, existem formas de fazer também. 

Defina o tema da sua publicação

A primeira coisa é saber o assunto do material que você criará. No nosso caso, como somos um blog de conteúdo, não vendemos nada diretamente, temos um leque maior de opções para trabalhar. 

Se você tem, por exemplo, um e-commerce de artigos de decoração, poderia criar algo do tipo: “Responda 10 perguntas e descubra qual é o seu estilo de decoração preferido”.

Neste exemplo, você já poderia aproveitar para direcionar alguns produtos para o cliente ao final do teste, mas isso falaremos mais para frente com calma. O importante aqui é pensar em um tema que tenha relação com seu negócio.

Quiz melhor série de todos os tempos

Crie o seu conteúdo

Neste momento é quando vamos colocar a mão na massa. Como falamos, no nosso caso, como usamos o WordPress, escolhemos por trabalhar com um plugin chamado Poll Maker.

Ele é muito simples e intuitivo, além de ser gratuito. Veja um vídeo que explica um pouco o seu funcionamento.

No nosso caso, queríamos criar um material para que as pessoas pudessem votar e eleger qual a sua série favorita.

Optamos por fazer um modelo de batalhas (como um campeonato de futebol), em que as séries se enfrentariam em disputas “mata-mata” e o público é quem decidiria o ganhador. 

Quiz com a batalha entre séries

Partimos de 32 séries, que foram escolhidas com base em avaliações nas séries mais bem rankeadas, feitas em sites especializados. 

A partir disso, criamos uma enquete no WordPress, usando o plugin mencionado anteriormente, para cada uma das batalhas:

Criar quiz

O resultado dessa enquete da imagem acima ficou assim:

Quiz de série

Lembra quando falei anteriormente que você precisaria dedicar um bom tempo para fazer esse tipo de conteúdo? Pois é, nós tivemos que fazer imagens específicas para cada uma das disputas das séries.

Levou pelo menos 4h para fazer só essa parte das ilustrações. Mas você precisa caprichar no visual, para que o seu resultado seja efetivo. Por isso, invista nessa parte.

Com todas as enquetes criadas, montamos um post vinculado as disputas. Pronto! A parte de criação está finalizada. Agora vem a outra parte, como divulgar esse artigo?

Como divulgar o seu conteúdo interativo?

Aqui, existem várias formas de como fazer. Se você, por exemplo, já trabalha com email marketing e o seu público lê as coisas que você envia, você pode escolher em disparar um e-mail informando sobre o conteúdo que publicou. 

No nosso caso, ainda não temos uma lista de email expressiva, por isso, resolvemos trabalhar com anúncios nas redes sociais

Você vai ver que estamos gastando super pouco e tendo um alto retorno. A razão para isso é a segmentação que estamos fazendo para nossos ads. Vou te explicar.

Nós criamos anúncios específicos para cada disputa, no Gerenciador de Anúncios do Facebook. E cada um deles recebeu uma segmentação de público para a série em questão.

Facebook Ads para divulgação do quiz

Além disso, criamos imagens específicas para eles e um texto que tivesse a ideia de ser individualizado para cada um. 

O texto base que usamos para os anúncios foi este:

“Ei, você fã de [NOME DA SÉRIE]. Que tal ajudá-la a ser escolhida como a Melhor Série de Todos os Tempos?

Neste mega campeonato, 32 séries estarão batalhando para saber qual é a número 1. E quem decide isso é você!

Nesta rodada, [NOME DA SÉRIE] está enfrentando [NOME DA SÉRIE ADVERSÁRIA] e o seu voto é essencial. Clique e participe!”

Percebe a individualização que conseguimos criar? Com isso, nosso gasto está sendo baixo e os resultados excelentes! 

Veja que no período de 1 semana que publicamos a página, já tivemos mais de 5 mil visualizações na página, sendo que a principal origem é disparada dos anúncios criados.

Tráfego do quiz

E se você está pensando que gastamos uma fortuna, vou abrir os números. Até o dia de hoje (24/05), gastamos R$ 137,88.

Custo de Ads

Quais os resultados com uma ação de conteúdo interativo?

Bom, como comentamos, estamos com a página publicada há algumas semanas. Também já mostramos o número de visualizações de páginas que conseguimos nesse período. Mas existem outros dados legais para serem vistos. 

Até agora, já tivemos mais de 42.000 respostas somando todas as batalhas das séries que estamos vinculamos.

Resultados do quiz

Além disso, mais de 700 compartilhamentos nas redes sociais.

Divulgação em social

Ah, um ponto interessante que você tem que pensar na hora de criar o seu conteúdo interativo é como consegue coletar leads usando essa estratégia. 

No nosso caso, como já expliquei anteriormente, não estamos vendendo nenhum produto e o nosso objetivo primário não é gerar leads. Por isso, decidimos colocar um form de captura de email no final do post, para não atrapalhar a experiência do usuário durante a votação.

Se no seu caso, a captura de lead for essencial, como no caso de um e-commerce, você pode pensar em trabalhar de uma forma diferente, dando um pouco mais de destaque para o formulário. 

Mesmo assim, já conseguimos capturar mais de 100 emails. Para nós, essa lista será usada para divulgar as próximas etapas da competição, buscando criar uma audiência altamente engajada.

Tags do quiz

Bom, essa foi a estratégia que usamos para trabalhar com o conteúdo interativo na Plata o Plomo. Como falei, foi bem trabalhoso, mas o resultado está sendo incrível!

Compartilhamos aqui todos os “segredos” que usamos na nossa publicação

Com certeza, se você adotar uma estratégia parecida (e até aprimorar), conseguirá colher bons frutos para a sua estratégia de SEO e Marketing de Conteúdo. 

Gostaria de deixar algumas outras boas opções de ferramentas que podem te ajudar na hora da criação de um conteúdo interativo, para quem leu o artigo até aqui e não usa o WordPress ou tem interesse em conhecer outras possibilidades.

As ferramentas desta lista são pagas em sua maioria. Mas se você for usar essa estratégia com frequência, pode valer muito a pena!

Ah, e não poderia deixar de convidar vocês para votar na sua série favorita lá no nosso blog 😀

E você, já está fazendo conteúdo interativo? Como estão sendo os resultados? Conta pra gente nos comentários e compartilhe também as suas estratégias!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.