como manter a audiência atualizada

Banners de publicidade funcionam? – Lima & Santana Propaganda
março 12, 2020
dicas para identificar os tipos e se proteger
março 12, 2020
Show all

como manter a audiência atualizada

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, a gestão das redes sociais é um trabalho muito importante para as marcas, que precisa ser bem planejado e executado.

Para isso, é necessário definir objetivos, planejar a criação dos conteúdos, programar posts e analisar resultados — entre as várias outras atividades e responsabilidades inerentes a essa rotina de social media.

A partir daí, consegue-se manter a sua audiência atualizada e engajada com os trabalhos que são feitos. Pensando em ajudar você com essa missão, resolvemos elaborar este artigo e falar um pouco mais sobre essa gestão, especialmente sobre a programação de posts.

Confira!

A importância de programar posts nas redes sociais

Para falar sobre o trabalho de programar posts nas redes sociais, precisamos voltar um pouco e falar sobre a criação de um calendário editorial, uma atividade que faz parte do planejamento e que é fundamental para manter a sua rotina bem estruturada.

Quando falamos de uma boa gestão das redes sociais, as maiores premissas são entregar conteúdo de valor e ter consistência nas publicações e isso demanda bastante organização.

É aí que entra o calendário editorial: o recurso usado para programar posts e definir as datas e horários que eles devem ir ao ar.

Por meio dele, você consegue definir, de antemão, quais tipos de conteúdos e em quais épocas eles serão publicados. Dessa forma, você pode planejar uma campanha de dia das mães com 2 meses de antecedência, por exemplo.

Além de ajudar a organizar a ordem cronológica das suas postagens, você ainda tem a vantagem de não correr o risco de se esquecer de algum conteúdo.

Como resultado, você tem um perfil consistente e focado em entregar valor para o público, o que contribui para aumentar o engajamento dessas pessoas e até mesmo torná-las clientes.

O software de gestão como aliado

Com tanta coisa para resolver, por que não otimizar algumas tarefas? Um software de gestão de redes sociais pode se tornar um grande aliado, visto que, entre as várias funções que ele pode oferecer, está o agendamento de posts.

É possível encontrar ferramentas gratuitas, como as que as próprias plataformas oferecem. Todavia, elas costumam ser mais limitadas, com um número menor de funcionalidades.

Com uma solução paga, você vai além da possibilidade programar posts e pode contar com uma série de recursos.

Funcionalidades importantes em uma ferramenta

Além da possibilidade de agendar posts, existem outras funções importantes que vão facilitar ainda mais o seu trabalho, contribuindo para que os resultados sejam alcançados de maneira mais eficaz.

A seguir, mostramos algumas delas!

Captura de leads

Já pensou poder usar uma ferramenta que ajuda a capturar os dados de leads e permite que você use essa informação para desenvolver o relacionamento com eles?

Isso é feito por meio de landing pages, na qual o visitante preenche o formulário em troca de alguma vantagem. 

Com os dados em mãos, você pode segmentar essas pessoas em perfis distintos e oferecer um atendimento mais personalizado e direcionar os esforços para que elas se tornem clientes.

Gestão do Melhores Amigos

O recurso de Close Friends do Instagram é uma oportunidade de criar uma lista de seguidores que vão receber conteúdos exclusivos, que não ficam disponíveis para o público em geral.

Esse trabalho pode ser monetizado, como é o caso da realização de mentorias, ou não, se você estiver pensando apenas em criar uma lista VIP para compartilhar promoções especiais, por exemplo.

Ao utilizar uma ferramenta que oferece essa função de gestão do Melhores Amigos, a maior parte do trabalho fica automatizado, já que a solução fica responsável pela parte de coletar as informações a respeito dessas pessoas, acrescentá-las à sua lista e até mesmo gerenciar os pagamentos feitos — se você cobrar alguma mensalidade.

Monitoramento de resultados

Com o gestor de redes sociais, a tarefa de monitorar e analisar os resultados fica ainda mais fácil. Ele oferece avaliações por meio de gráficos que mostram exatamente a evolução do seu perfil.

Então, se você fez uma publicação impulsionada e quer saber qual foi o crescimento do perfil, é possível acompanhar esses números considerando a quantidade de seguidores que existia antes do post e quantos passou a ter no término da campanha.

Analisar os resultados é a melhor forma de identificar alguma estratégia que não está funcionando — e pode ser abandonada — ou entender quais ações dão mais certo e podem ser fortalecidas de alguma forma.

Como escolher a melhor solução

A decisão acerca de qual software escolher é muito pessoal, uma vez que depende das suas necessidades e o que você busca em uma ferramenta como essa.

Entretanto, na hora de definir qual solução pretende contratar, vale a pena tomar alguns cuidados como:

  • listar as suas reais necessidades;
  • avaliar as funcionalidades oferecidas (e se elas estão de acordo com o que você precisa);
  • procurar saber sobre a reputação da plataforma e da qualidade do serviço oferecido. Por isso, veja o que outros usuários estão falando sobre a ferramenta na internet, qual é o principal motivo de reclamações e como a empresa responsável lida com essas questões.

Em suma, se você já tem um planejamento estruturado e criou o calendário editorial, apostar no suporte da tecnologia e escolher uma boa solução de gestão para redes sociais é uma decisão que vai deixar o seu trabalho ainda mais completo e eficaz.

5 benefícios de programar posts nas redes sociais

Ainda não se convenceu que programar posts é uma estratégia que pode tornar o seu trabalho bem mais eficiente? Fique de olho nos tópicos a seguir, pois vamos apresentar 5 benefícios!

1. Otimiza o seu tempo

Planejar com cuidado os conteúdos que serão publicados ao longo do mês, por exemplo, já é algo que deixa o seu trabalho mais organizado.

Então, em vez de definir o tema bem próximo de publicar, o que também demanda um grande esforço, é mais fácil tirar um único dia para fazer esse trabalho todo de uma vez. 

Dessa forma, você fica com o resto do mês disponível para focar totalmente nas outras atividades.

O mesmo vale para o agendamento de posts por meio de ferramentas. Você pode escolher um dia específico para realizar essa tarefa e ter uma tranquilidade ainda maior no que diz respeito às atualizações dos seus perfis.

2. Permite dedicar mais tempo a tarefas estratégicas

Se você consegue diminuir o tempo necessário para programar e agendar posts nas redes sociais, isso torna o seu trabalho mais eficiente e, consequentemente, faz com que consiga se dedicar mais a outras tarefas importantes para o desempenho do seu negócio.

Então, em outras palavras, dobra mais tempo para fazer tarefas como:

  • focar nas vendas e no que pode ser feito para aumentar o seu faturamento;
  • elaborar novas estratégias para o crescimento do seu negócio;
  • analisar o desempenho das campanhas realizadas e se elas levaram ao objetivo planejado.

Assim, você direciona o seu tempo para realizar tarefas que têm forte relação com o alcance dos objetivos e pode se esforçar mais para alcançar os resultados esperados. 

3. Mais consistência no trabalho

Quando você programa posts e segue o calendário proposto, garante que fará publicações recorrentes, ainda que a frequência delas não seja diária.

Isso deixa o seu perfil mais consistente e previsível, o que é ótimo para a sua audiência continuar engajada com o seu perfil.

Além do mais, essa organização contribui para aumentar a visibilidade das suas páginas, principalmente se você consegue entregar conteúdos relevantes e de qualidade.

4. Aumenta o tráfego nos perfis

Com o ganho de visibilidade, as páginas acabam ganhando também mais tráfego. Se você produz conteúdos de valor com certa frequência, conseguirá chamar a atenção de mais pessoas, que chegarão até os perfis e, ao perceberem qualidade nas publicações, vão continuar lendo o que você oferece ali no perfil.

Há casos em que pode ocorrer o compartilhamento dos posts ou mesmo a marcação de outras pessoas para conferir determinada publicação e o trabalho que a página realiza. Isso é fundamental para que se tenha engajamento, criando um ciclo positivo.

5. Garante a frequência de publicações

Se você deixa para planejar os seus conteúdos somente na época em que serão publicados, pode acabar sofrendo com bloqueio criativo, alguma urgência ou qualquer outra situação que afasta você temporariamente dos trabalhos.

Nesses casos, você ficaria sem publicar, quebrando a consistência (que explicamos ali em cima) e deixando a audiência sem atualizações.

Por outro lado, programar e agendar os posts na ferramenta é uma atividade que dá mais tranquilidade — pela semana, quinzena, ou mês, dependendo da forma como você se organiza —, mesmo que você passe por problemas que impeçam de trabalhar por algum período.

Entendeu toda a importância de programar posts nas redes sociais? Apesar de ser um pouco mais trabalhoso no início, com o tempo e mais prática essa atividade fica mais fácil e até mais eficiente. O importante é garantir uma organização que otimiza o seu trabalho e garante que você atualize o perfil com frequência.

Gostou deste artigo? Aproveite para conhecer o Bume e entender como ele pode facilitar a sua rotina!

Conteúdo escrito por Bume.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.