Como gerir o seu negócio local durante o Coronavírus

televisão Publicidade Mercado 2020 Evolução do tamanho e da parcela da indústria até 2025 por Relatório de pesquisa sobre insight de crescimento, desenvolvimento chave, tendências e previsões
abril 27, 2020
PCP quer proibir publicidade ao jogo das 07:00 às 22:30
abril 28, 2020
Show all

Como gerir o seu negócio local durante o Coronavírus

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Qualquer orientação sobre o gerenciamento de negócios indica a necessidade de estar preparado para lidar com situações adversas e até extremas.

É injusto, porém, esperar que toda empresa esteja pronta para atravessar uma crise tão grave quanto a causada pelo novo coronavírus, que vem afetando todo o planeta e se alastrando pelo Brasil.

Por se tratar de algo que envolve a vida e a saúde de milhões de pessoas, o assunto vai além de fatores corporativos. É o momento de deixar para trás qualquer tipo de abordagem meramente comercial e focar o senso de comunidade para que, juntos, possamos superar a pandemia.

Ao mesmo tempo, sabemos que a estabilidade de muitos negócios, especialmente os locais, está ameaçada — problema que se estende para a vida pessoal de todos.

Embora o sentimento de preocupação seja justificado, é preciso respirar fundo, manter a calma e conduzir seu negócio local durante o coronavírus.

Pensando em ajudar nessa caminhada, criamos este post com algumas dicas podem ser úteis para sua gestão em tempos de crise. Continue lendo e saiba mais!

Respeite as regras locais de distanciamento

Mais do que nunca, é fundamental se manter atualizado.

A primeira coisa que você deve fazer a cada dia é conferir as regras relacionadas ao distanciamento social, já que elas variam de região para região e sofrem alterações com frequência. De um dia para o outro, as recomendações de funcionamento comercial podem mudar.

Seguir as precauções estabelecidas por autoridades competentes é fundamental para garantir a saúde de seus colaboradores e, de modo geral, da comunidade.

Além de colocar vidas em risco, desobedecer as regras de distanciamento é uma atitude que, além não gerar lucros significativos, vai manchar a imagem da marca.

Para garantir que você está por dentro das mais recentes atualizações, busque canais de confiança e tome cuidado com desinformações propagadas em redes sociais.

A melhor prática é conferir o que dizem autoridades de saúde, como a OMS, que lançou um canal no Whatsapp para esclarecer dúvidas sobre a pandemia.

Para acessá-lo, basta enviar qualquer mensagem para o número +41 22 501 77 35. Ao fazer isso, você vai receber de volta uma lista de informações que podem ser obtidas, como mostrado na imagem abaixo.

whatsapp da OMS

É importante, também, ficar atento às recomendações passadas por governantes locais. Procure iniciativas institucionais, como a lançada pelo Governo de São Paulo, que, a partir do número +55 11 95220-2923, fornece atualizações via Whatsapp e Telegram.

Preze pela saúde de seus clientes e colaboradores

Com restrições ou não, alguns comércios locais seguem liberados para funcionar, mesmo que em condições especiais.

Se esse for o caso da sua empresa, não deixe que a liberação afrouxe as medidas de segurança e prevenção dentro do seu estabelecimento.

Como dono do negócio, é sua responsabilidade garantir o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. Em todos os casos possíveis, estimule a prática do home office, que pode ser adotada facilmente por profissionais que trabalhem com marketing, gestão de redes sociais e áreas afins.

Para os que não podem trabalhar fora do estabelecimento, garanta os equipamentos necessários para aumentar ao máximo a proteção contra o vírus.

Disponibilize, por exemplo, frascos de álcool gel e, se possível, permita que os seus clientes tenham acesso a eles. Máscaras e luvas também são itens importantes para a prevenção.

Além de fornecer os materiais, é fundamental instruir as pessoas sobre como utilizá-los. Uma boa prática é distribuir entre seus colaboradores cartilhas como esta, produzida pela Prefeitura Municipal de Curitiba:

cartilha com recomendações de como usar a máscara contra o coronavírus

Fique atento, também, ao comportamento das pessoas envolvidas em seu negócio e estimule conversas sobre a pandemia.

Além de crucial para manter a saúde mental em dia, isso pode ajudar na identificação de sintomas relacionados à doença. Se isso acontecer, recomende imediatamente o distanciamento social.

Por fim, se você emprega qualquer pessoa que se encaixa nos grupos de risco do coronavírus, faça de tudo para evitar que ela tenha contato com outros indivíduos.

Não poupe esforços de comunicação

Se você acompanha o nosso blog, sabe que sempre alertamos para a necessidade de a marca exercer seu papel social, comportando-se como um verdadeiro membro da comunidade.

Quando falamos disso, citamos o conceito de Marketing 4.0, que indica esse comportamento como ideal para gerar bons relacionamentos com o público.

Nesse momento, contudo, praticar esse tipo de responsabilidade vai muito além de conceitos de marketing.

Como um negócio local, você tem alcance suficiente para influenciar cidadãos e conscientizar uma parte da população. Por conta disso, intensifique os esforços de comunicação com o público.

Em canais como o email marketing e redes sociais, mescle mensagens relacionadas aos seus negócios com outras, focadas em informações sobre o coronavírus. É válido, por exemplo, divulgar conteúdos educativos sobre temas corriqueiros e importantes, como a forma correta de lavar as mãos.

Além disso, para garantir que sua persona entenda que você está tratando o assunto com devida importância, divulgue as medidas que estão sendo tomadas por sua empresa durante a pandemia.

Comunique, também, qualquer tipo de mudança nos horários de funcionamento ou restrições nos serviços oferecidos.

Ao adotar essas ações, tome o cuidado de não passar a impressão de que você está explorando a situação para promover sua empresa. Lembre-se: as prioridades são as preocupações dos seus clientes.

Mantenha os seus canais atualizados

Além de suas redes sociais, é fundamental que todos os canais utilizados por sua empresa para conectar o público sejam mantidos atualizados.

Como você sabe, um dos principais aliados de um negócio local é o Google. Afinal, a aplicação de boas práticas de SEO colocam a sua empresa em evidência no buscador.

O hábito de pesquisar por serviços e produtos no Google é tanto, que os consumidores costumam avaliar empresas de acordo com sua presença na plataforma.

Então, acesse sua conta Google Meu Negócio e atualize tudo o que for necessário para garantir uma interação clara com a persona.

Para facilitar a vida das empresas nesses tempos de dificuldade, a plataforma está permitindo alterações nos nomes dos negócios. Você pode utilizar essa funcionalidade para indicar mudanças nas suas práticas.

Se você está oferecendo entregas seguras nesse período, por exemplo, pode adicionar essa informação diretamente no nome apresentado.

Além disso, é fundamental atualizar suas horas de funcionamento, caso elas sejam alteradas pelas regulações locais. Se o seu negócio precisar fechar por um período, isso também pode ser comunicado.

Desde o dia 25 de março, o Google permite que empresas incluam em seus perfis a etiqueta “temporariamente fechado”.

Faça uso de posts de update sobre a Covid-19

Como mais uma medida de otimizar a comunicação com a audiência, recentemente, o Google adicionou a opção de posts com updates sobre suas medidas em relação à Covid-19.

Basta acessar o seu dashboard no Google Meu Negócio e selecionar “Covid-19 Update”.

Nesse tipo de post, busque incluir o máximo de informação possível sobre as medidas que o seu negócio está tomando para se adaptar à situação de crise.

Comunique sobre novos serviços oferecidos, sobre novos horários e sobre as melhores formas de contatar seus representantes durante o tempo de distanciamento social.

Se o seu negócio está fechado, mas você ainda quer receber o contato de consumidores, pode ser uma boa ideia alterar o número de telefone. Associe-o a um dispositivo que você possa atender, mesmo sem estar no estabelecimento.

Utilize o tempo vago para o aprendizado

Pode parecer clichê, mas o tempo vago gerado pela crise pode ser uma excelente oportunidade para você expandir seu conhecimento e aprimorar suas técnicas de mercado.

Dessa forma, quando todo o problema gerado pela pandemia passar — e vai passar — você pode fortalecer seu negócio e recuperar o tempo perdido.

Esse é o momento, portanto, de ler aquele livro sobre marketing que você vem adiando por falta de tempo ou fazer aquele curso sobre vendas que pode aumentar seus resultados.

Com a intenção de cooperar com a comunidade e fortalecer negócios, muitas empresas estão oferecendo descontos em cursos ou disponibilizando-os de graça.

A Rock Content, em parceria com o Embaixadores da Educação, está liberando para estudantes da rede pública bolsas gratuitas para os cursos premium da Rock University.

Além disso, o público geral poderá acessar gratuitamente alguns dos cursos mais populares:

  • 24/03: Curso de Branding;
  • 30/03: Curso de Gestão de Mídias Sociais;
  • 06/04: Curso de Marketing no Instagram;
  • 13/04: Curso de Customer Success;
  • 20/04: Curso de Conversion Rate Optimization (CRO).

O acesso a cada curso pode ser feito a partir deste link e ficará disponível por um mês após a data de abertura.

Outra coisa que você pode fazer é tirar um tempo para avaliar o funcionamento do seu próprio negócio.

Analise os dados dos últimos meses, mapeie as estratégias que vêm se mostrando bem-sucedidas e se prepare para realizar otimizações quando voltar à ativa.

Avalie a possibilidade de vender pela internet

Dependendo da natureza do seu negócio, ele pode ser considerado pelas autoridades locais como essencial, o que vai permitir seu funcionamento, mesmo que de forma parcial.

Então, é importante checar as informações mais recentes e observar se você se encaixa nesse contexto. Se não for o caso, busque alternativas.

Se você já conta com uma plataforma de e-commerce e realiza vendas pela internet, tem meio caminho andado para manter seu fluxo de vendas, mesmo que ele sofra alterações. Se você ainda não tem uma loja virtual, não entre em pânico.

Existem ferramentas simples de usar que podem acabar com o seu problema, como o Shopify. O site permite a ágil criação de uma loja para exibir e vender seus produtos, incluindo diversas formas de pagamento.

Fora isso, dependendo do CMS utilizado para gerenciar seu website, existem funcionalidades que também permitem a criação de uma loja virtual de forma simples.

Na pior das hipóteses, você pode receber pedidos via redes sociais ou telefone, realizar entregas e oferecer que o cliente busque o produto. Para receber o pagamento, basta contar com um sistema de processamento de cartão de crédito ou aderir a uma plataforma especializada, como o PayPal.

Fortaleça o senso de comunidade

Um momento de crise como o causado pela pandemia do coronavírus representa uma oportunidade para você fortalecer os laços com sua comunidade local.

Dessa forma, é possível sair desse momento com um suporte ainda maior dos moradores da região e, no fim das contas, acabar conquistando novos clientes.

Por isso, tenha como foco em seus esforços de comunicação a humanização da marca. Mostre os efeitos que o distanciamento vem causando ao seu negócio, mas ao mesmo tempo, estimule sua audiência a tomar os cuidados necessários para frear o avanço da pandemia e evitar a sobrecarga do sistema de saúde.

Falando em termos de marketing — que, lembramos, não deve ser o foco —, essas atitudes vão fortalecer sua imagem e até gerar certa autoridade ao seu negócio.

Para estreitar os laços com os clientes, procure entrar em contato com eles e, sem invadir sua privacidade, mostrar que você se preocupa com a saúde e o bem-estar da comunidade.

É inegável que a pandemia gera incertezas e medo, tanto no público consumidor quanto nos proprietários de empresas.

Todavia, é em momentos como esse que podemos nos movimentar de forma certeira para fortalecer o senso de comunidade e construir um futuro mais tranquilo para todos.

Se você é dono de um negócio local durante o coronavírus, é provável que sofra alguns impactos durante a pandemia.

O desafio pode ser amenizado com a adoção de uma postura colaborativa e da adoção de práticas para proteger sua empresa. Mantenha-se atualizado, siga as recomendações e busque alternativas seguras para permanecer ativo.

Um dos pontos mais importantes para seu negócio, em tempos tranquilos ou de crise, é a aplicação de técnicas para melhorar o rankeamento de suas páginas. Neste post, nos aprofundamos nos fatores cruciais do SEO local. Confira!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.