A venda de produtos e serviços depende de vários fatores que vão desde a qualidade do que é ofertado até o relacionamento com os potenciais clientes. É importante saber criar vínculos emocionais com o cliente,pois isso contribui para o aumento das vendas e fidelização dos consumidores.
As empresas capazes de estabelecer um vínculo emocional positivo com seus clientes acabam se tornando especiais. Desse modo, conseguem aumentar a recorrência de compras e o valor gasto pelo simples fato de que o consumo do produto ou serviço gera felicidade para o consumidor.
Além disso, ao estabelecer o vínculo emocional com o cliente, ele passa a ser um propagador do seu negócio de modo voluntário. A satisfação de ser bem-atendido leva o consumidor a elogiar espontaneamente a empresa, tornando-se assim uma fonte poderosa de captação.
Neste artigo, veremos como criar vínculos emocionais com o cliente. Além disso, examinaremos como isso pode ser medido. Acompanhe a leitura!
O vínculo emocional não acontece por acaso, é preciso realizar um planejamento estratégico para alcançar resultados nessa área. Confira algumas dicas para conseguir criar esse relacionamento!
Uma pessoa abordada de forma amistosa com certeza terá mais consideração e apreço pela empresa que a tratou dessa maneira. Portanto, trabalhe para que o atendimento passe essa sensação para todos os clientes que entrarem em contato com o seu negócio. Lembre-se sempre de ser simpático e atencioso.
Isso também deve acontecer na comunicação digital. Procure personalizar as mensagens enviadas sempre colocando o nome do cliente. Mesmo usando automatização em alguns processos, demonstre que uma pessoa está por trás do atendimento e que a empresa valoriza cada consumidor. Lembre-se de que o aumento da produtividade não deve prejudicar a qualidade.
É difícil estabelecer um relacionamento com uma pessoa sem conhecer quem ela é e o que ela deseja. Do mesmo modo, no mundo comercial é essencial conhecer o cliente e entender quais são as suas necessidades.
A satisfação dos consumidores está intimamente ligada com os produtos ou serviços que atendem as dores reais, que resolvem o que ele precisa. É tarefa da empresa conhecer essa realidade e oferecer soluções para seus clientes. Desse modo, o relacionamento será fortalecido.
Marketing sensorial é uma estratégia específica que visa explorar os cinco sentidos para estabelecer um vínculo emocional com o cliente. A criatividade é elemento-chave para que os objetivos sejam alcançados.
A empresa precisa pensar em maneiras de atingir os seus clientes por meio dos sentidos. Oferecer chocolates, manter uma música agradável e cores que despertem emoções são alguns exemplos do que pode ser feito nesse sentido. O importante é explorar várias possibilidades e encontrar o que está trazendo resultados.
Quando o cliente entra em contato com uma empresa, ele precisa sentir e reconhecer tudo o que ela representa. Se um negócio se posiciona de certa forma nas redes sociais e nas campanhas, mas a equipe de atendimento não trabalha do mesmo modo, a força desse discurso se reduzirá.
Portanto, investir em treinamento da equipe é essencial para qualquer gestão eficiente. Essa é uma forma de conquistar os clientes e demonstrar como eles são importantes para o negócio.
Ouvir os feedbacks dos clientes é uma forma de detectar os pontos negativos e positivos do seu negócio. É uma atitude fundamental para a evolução de qualquer troca, pois permite o conhecimento do que precisa ser melhorado e dá entendimento sobre como o consumidor enxerga a empresa.
Esse espaço para o feedback pode ser ao vivo, mas também é bastante funcional por meio dos canais digitais. O importante é disponibilizar a oportunidade de ouvir a opinião, facilitando o retorno sobre o que está sendo feito. Depois disso, basta apenas agir para solucionar os problemas.
O sucesso de qualquer estratégia empresarial deve ser acompanhado por meio de métricas. Do mesmo modo, é preciso medir o nível de vínculo emocional que o cliente tem com o seu negócio. Medir emoções e sentimento, entretanto, não é uma tarefa simples.
Para tal atividade, existe o que chamamos de Customer Emotional Value (CEV). Essa é uma medida que indica o quanto os clientes estão conectados emocionalmente com a empresa. De modo geral, ele avalia os sentimentos e as emoções que uma organização desperta no consumidor.
Para determinar o CVE, é necessário identificar quais emoções interferem mais no vínculo emocional com determinada marca. De modo geral, são 10 emoções e sentimentos principais que se combinam em cinco pares opostos: triste e feliz, decepcionado e encantado, inseguro e seguro, desrespeitado e respeitado, distante e próximo.
O indicador varia entre 0 e 100 pontos. Quanto mais próximo ao 100, maior será o vínculo emocional do consumidor. Para calcular, basta pedir que o cliente indique um número dentro dessa escala para cada par de emoções. Depois disso, basta somar as respostas e dividir pelo número de alternativas para chegar ao resultado.
As respostas costumam ser divididas em sessões. De 0-20 são os chamados de haters, que se sentem desconfortáveis e infelizes dentro da sua empresa. Na faixa de 81-100 estão os lovers, que estão extremamente satisfeitos com o seu trabalho. Entre os dois extremos, estão os indiferentes, que dependendo das ações seguintes podem seguir para alguma das extremidades.
Medir o vínculo emocional é importante para que a empresa tenha conhecimento sobre como os clientes a enxergam. Por meio do CEV, é possível entender melhor o processo de tomada de decisão do consumidor e encontrar maneiras de fidelizá-lo.
Neste artigo, conhecemos estratégias que ajudam a criar vínculos emocionais com o cliente, o que é importante para o sucesso de um negócio. Quanto mais a empresa investir nessa metodologia, mais clientes se identificarão com a marca, o que também gera mais fidelização. Desse modo, os resultados serão potencializados, aumentando o poder de venda e, consequentemente, seu lucro.
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