Como construir resiliência de marketing com a tecnologia?

entenda o conceito e como se aplica ao seu negócio!
janeiro 29, 2021
como consolidar a sua empresa
fevereiro 1, 2021
Show all

Como construir resiliência de marketing com a tecnologia?

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Quando os tempos estão bons, empresas podem surgir, crescer e prosperar.

Há bastante para todos, e é só uma questão de buscar o seu pedaço do bolo. Porém, quando os tempos são difíceis, começamos a ver do que esses negócios são realmente feitos.

Sem uma resiliência de marketing incorporada ao modelo de negócios, os departamentos de marketing não conseguem se adaptar e continuar a crescer, apesar do ir e vir das ondas turbulentas.

No entanto, nestes tempos, os profissionais de marketing estão aprendendo a aproveitar a tecnologia como nunca antes. Por meio dela, eles não apenas sobrevivem a níveis apocalípticos de disrupção, mas também têm sucesso ao reafirmar por que são indispensáveis ​​em sua organização.

Como eles estão fazendo isso? Continue lendo para descobrir!

Melhore a coleta de dados e torne-a utilizável

Seu público exige conteúdo de alta qualidade. Mas você tem a tecnologia para entregar isso atualmente?

Para construir resiliência, a sua empresa deve compreender o ambiente atual em que você está trabalhando para gerar leads e orientar o processo de compra.

Melhorar a maneira como você coleta e usa seus dados é fundamental para manter esse nível de inteligência e proatividade.

Dados melhores ajudam você a criar o conteúdo de alto impacto que seus clientes procuram e com o qual desejam se engajar.

Você pode gastar menos tempo criando conteúdo pouco interessante e mais tempo criando um material que os clientes usarão como trampolim para suas decisões de compra, o tipo que eles apreciam como uma extensão contínua da experiência da marca.

Utilize a tecnologia de inteligência artificial na etapa de pesquisa para saber não apenas de que tipos de conteúdo os clientes precisam, mas também como eles estão interagindo continuamente com o material para melhorar seus textos, recursos e estratégias de marketing.

Expanda a acessibilidade e interatividade desse conteúdo em seus ativos para se alinhar com as fases da jornada do cliente.

Aprenda mais com cada parte do conteúdo e construa em escala para gerar receita de maneira confiável e demonstrar por que a organização com a qual você trabalha escolheu você para liderar os esforços de marketing.

A tecnologia certa ajuda os profissionais de marketing a fornecer resultados.

Automatize para manter a agilidade

Quando você coloca algo em movimento por meio da automação, pode parecer inflexível em seu valor nominal.

A automação prende você a um determinado curso de ação, um cronograma definido de atividades, uma direção pré-determinada?

Ao contrário disso, a automação permite que você planeje e execute tarefas que são frequentemente monótonas e mecânicas em intervalos definidos, liberando seu raciocínio e instinto para se adaptar e aproveitar as oportunidades que surgem em tempo real.

Conforme a automação avança graças à tecnologia de IA, ela pode assumir tarefas ainda mais complexas para aumentar seus esforços para construir resiliência de marketing.

Acelere o ciclo de vendas com conteúdo interativo

Nós enxergamos o conteúdo interativo como um solo fértil. Quando o solo é fértil, as plantas crescem mais rápido, ficam maiores e produzem frutas mais doces e nutritivas, certo?

O conteúdo interativo que a tecnologia moderna de marketing disponibiliza às empresas é esse solo fértil para o seu ciclo de vendas.

Então, se o conteúdo interativo é um solo fértil, não é difícil de ver como ele acelera o ciclo de vendas, mantendo um fluxo constante de leads, mesmo quando os tempos ficam difíceis.

O conteúdo interativo realiza isso de várias maneiras importantes:

  • demonstra que você entende o público e sabe o que ele achará mais útil;
  • exibe a mensagem perfeita na hora certa; desde o controle da rolagem e expansão como também em jogos, ebooks e webinars nos quais você coloca o cliente no controle do fluxo de informações e no quanto eles pesquisam antes de estarem prontos para comprar;
  • é altamente compartilhável; as pessoas se sentem mais educadas sobre o que encontraram (seu conteúdo) e desejam compartilhá-lo;
  • fortalece o relacionamento que você tem com clientes potenciais, novos e recorrentes em cada estágio da jornada;
  • gera feedbacks mais oportunos e úteis; quando o conteúdo é interativo, você sabe quando e onde as pessoas clicam e passam o mouse, quanto tempo permanecem e o que estavam olhando antes de fazer uma compra. Isso permite transformar esse tipo de dados em insights de negócios ​​para criar um conteúdo de desempenho ainda mais alto.

Quando o feedback é oportuno, você se adapta rapidamente, reduzindo o desperdício e eliminando as perdas de conteúdo que afetam tantos planejamentos.

Quando uma oscilação e um erro deixam tantos clientes confusos, você pode se recuperar rapidamente para demonstrar que está ouvindo e engajado ativamente em uma conversão bidirecional.

Aumente as conversões com conteúdo de sales enablement

O conteúdo baseado em dados que você obtém por meio da tecnologia certa dá à sua equipe de vendas exatamente o que eles precisam para rapidamente fechar negócio com os clientes com menos acompanhamento e potencial para oportunidades perdidas.

Identifique objeções e hesitações, desenvolva seus ativos de conteúdo e capacite a equipe de vendas com conteúdo focado em sales enablement.

O papel do marketing é gerar leads altamente qualificados para vendas. Mas vamos encarar os fatos: um dos maiores pontos de discórdia entre marketing e vendas é que chegam leads que não são tão qualificados como o marketing acreditava.

Quando o marketing cria conteúdo que é especificamente focado em sales enablement, você fortalece a parceria entre vendas e marketing enquanto melhora a eficácia geral do conteúdo no início da jornada do cliente.

Com o conteúdo de capacitação de vendas, você nunca está aceitando aquilo que é apenas “bom o suficiente”. Isso tira você do modo de sobrevivência e ativa a prosperidade para suas equipes e empresa.

Esse é o tipo de resiliência de marketing de que as organizações precisam agora, e é o que veremos muito mais no futuro.

Promova o engajamento dos funcionários

O engajamento dos funcionários nos EUA, por exemplo, é incrivelmente baixo. Apenas cerca de 34% dos profissionais se sentem regularmente envolvidos no trabalho, de acordo com uma pesquisa recente da Gallup. Mas promover o envolvimento dos funcionários é uma meta válida. Empresas com funcionários engajados têm um aumento de 21% na lucratividade e 59% menos rotatividade.

Como você promove o engajamento dos funcionários? Aqueles que sentem que têm voz na empresa têm 4,6 vezes mais probabilidade de dar tudo de si regularmente.

Os profissionais de marketing que estão aproveitando a tecnologia para sair do modo de sobrevivência estão experimentando esse fenômeno. Eles estão construindo uma comunidade da qual os funcionários escolhem fazer parte, então eles não estão lá apenas para receber um salário ou por obrigação.

A tecnologia pode nutrir o engajamento dos funcionários, fornecendo feedbacks construtivos e dando a eles uma voz nos objetivos organizacionais.

Com boa parte da força de trabalho atuando em home office e muitas empresas planejando manter um percentual maior de funcionários remotos, isso nunca foi tão importante.

Crie experiências de marca

Ultimamente, estamos criando uma experiência de marca com tecnologia em que o conteúdo é uma extensão perfeita de como os clientes usam, aproveitam e compartilham seu produto ou serviço.

As experiências de conteúdo agregam valor a tudo o que você está vendendo. Eles geram aquela mentalidade de produto de alta qualidade que leva as pessoas a pagar a mais pelo mesmo item.

As experiências de marca influenciam a forma como as pessoas se veem como integrantes das várias comunidades das quais participam.

O conteúdo deve ser uma conversa bidirecional. Quando não é, isso é bastante óbvio. As pessoas sentem que falam e ninguém está ouvindo.

As experiências de marca envolvem os clientes com a marca e os transformam em seus defensores.

Isso pode parecer um pouco diferente se você for a equipe de marketing que trabalha com a Red Bull ou a Morton Salt, mas a tecnologia combinada com a inovação humana é o que torna possível ter histórias de sucesso como essas e repeti-las de forma consistente.

Quer receber histórias como essa diretamente no seu email? Então não deixe de assinar nossa newsletter aqui embaixo!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.