Afinal, ainda vale a pena criar um blog em 2021? Descubra agora!

Saiba quais cursos fazer para trabalhar com e-commerces
janeiro 22, 2021
Saiba como a resiliência organizacional é importante no marketing
janeiro 22, 2021
Show all

Afinal, ainda vale a pena criar um blog em 2021? Descubra agora!

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Depois de anos de poder dos blogs no marketing digital, tem muita empresa se perguntando: será que ainda vale a pena criar um blog em 2021?

A gente entende essa dúvida, mas já vamos respondê-la: sim, ainda vale a pena criar um blog! Só que não adianta fazer isso sem qualquer planejamento, ok?

Se você está chegando agora a esse universo, saiba que é preciso ter um blog bem estruturado, criar conteúdos de valor para os leitores, resolver as suas dúvidas e transformá-los em oportunidades de negócio. É assim que o blog vai ajudar a sua empresa a alcançar objetivos de marketing.

A seguir, você vai entender melhor por que ainda vale a pena criar um blog e as principais dicas para fazer isso em 2021. Acompanhe:

  • Ainda vale a pena ter um blog?
  • Quais os benefícios que um blog oferece para a empresa?
  • 7 dicas essenciais para criar um blog eficiente em 2021
  • Como o Stage pode ajudar?

Ainda vale a pena ter um blog?

Já faz anos que blogs são usados para engajar leitores e atrair potenciais clientes em estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing Milhares de publicações já foram produzidas pelas empresas e indexadas pelo Google.

Mas será que o consumidor ainda lê esses posts na internet? Será que a estratégia já se desgastou? Vamos fazer uma breve retomada de como essa estratégia evoluiu nos últimos anos para entender o cenário atual.

Quando a web deu poder ao usuário comum para publicar seus conteúdos, os blogs se popularizaram. Qualquer pessoa podia ter o seu blog para falar do seu dia a dia e dos seus assuntos preferidos, o que serviu para lançar os primeiros influenciadores da web.

Com o tempo, os blogs invadiram as estratégias de marketing das empresas, que também buscavam visibilidade e uma audiência fiel. Por isso, ao longo dos últimos anos, percebemos uma grande explosão na produção de conteúdos para blogs corporativos.

O problema é que muitas empresas publicaram conteúdos só para seguir a tendência, sem qualquer estratégia por trás. E, assim, surgiram inúmeras publicações superficiais e de baixa qualidade pela web, que não trouxeram resultados efetivos para as empresas e ajudaram a desgastar a estratégia de blogging.

Ainda hoje, se você atuar dessa maneira, criar um blog realmente não vai valer a pena…

Por outro lado, muitas empresas criaram publicações de qualidade e ajudaram o seu público a resolver suas dúvidas. Com isso, conseguiram atrair visitantes da busca orgânica do Google, construir sua autoridade e alcançar objetivos de marketing e vendas.

É com essa mentalidade, portanto, que vale a pena criar um blog. Se há conteúdos de qualidade e uma estratégia consistente, alinhada aos objetivos de marketing, podemos afirmar: o blog não morreu e continua tendo um importante papel no marketing.

Segundo levantamento da HubSpot, realizado em 2019, blogs são uma das três principais formas de mídia na estratégia de conteúdo das empresas.

Além disso, depois que os blogs surgiram, foram as redes sociais que ganharam os holofotes no marketing digital. Aqueles influencers que ganharam fama nos blogs migraram para Twitter, Facebook, Instagram e, mais recentemente, TikTok. As empresas, por sua vez, encontraram o seu público nas redes sociais, e muitas deixaram os blogs de lado.

Só que um canal não exclui o outro. Enquanto as redes sociais são excelentes canais de relacionamento, o blog contribui principalmente para gerar tráfego e autoridade. Portanto, eles se complementam.

Uma das principais vantagens que os blogs oferecem, como vamos ver a seguir, é melhorar sua posição no Google para atrair mais visitantes. Nenhuma outra mídia, nem as redes sociais, é tão eficiente nisso.

E quase 30% do tráfego da web é gerado pelos buscadores, o que mostra o potencial de alcance e tráfego desse canal. Enquanto houver usuários interessados em resolver suas dúvidas nos buscadores, os blogs vão continuar sendo relevantes.

Portanto, não temos dúvida de que vale a pena criar um blog em 2021, mesmo com a força das redes sociais e de outros canais digitais. Mas, para ter resultados, é preciso produzir conteúdos de qualidade e entender o papel desse canal nos objetivos de marketing.

Quais os benefícios que um blog oferece para a empresa?

Ter um blog oferece inúmeras vantagens para as empresas. Se você ainda não se convenceu de que blogs continuam relevantes, vamos mostrar agora quais são os principais benefícios desse canal para as empresas:

Construir uma conexão com o público-alvo

Um dos objetivos primordiais de um blog é engajar o público da sua marca. Você deve publicar conteúdos que atendam aos interesses da sua persona, respondam as suas dúvidas e agreguem valor à vida das pessoas.

Imagine que a sua marca pode resolver um problema ou uma dúvida que um consumidor está pesquisando naquele momento. Você acha que ele não vai simpatizar com a sua marca? Assim você já começa a construir uma relação de confiança.

Pode ser também que uma pessoa que já acompanha a sua marca veja o link do blog que você divulgou nas redes sociais. Ao ler o conteúdo, ela se aproxima ainda mais da empresa e fortalece sua confiança.

Portanto, o blog é capaz de aproximar marcas e consumidores e estreitar os laços ao longo de toda a jornada de compra.

Melhorar a autoridade da marca

Os conteúdos de um blog corporativo tratam de temas da sua área de atuação. Portanto, evidenciam que você entende dos assuntos do seu mercado.

Quando esses conteúdos têm qualidade e reconhecimento, as páginas do blog ganham pontos no ranqueamento do Google e sobem posições. Portanto, a sua autoridade digital fica evidenciada no ranking: quem está nos primeiros lugares é quem tem as melhores respostas para as buscas dos usuários.

Ganhar posições no Google

Publicar em um blog aumenta as chances de posicionar a sua marca nos resultados da busca orgânica do Google. Afinal, quanto mais conteúdos você tiver no seu site ou blog, mais páginas o Google pode indexar e exibir nas buscas dos usuários. Um blog, com publicações recorrentes, é uma das melhores ferramentas para isso.

Para posicionar as páginas no Google, porém, não basta apenas publicar. Você também precisa otimizar as páginas com SEO para que elas sejam facilmente encontradas pelo buscador e posicionadas nos primeiros lugares do ranking.

Gerar tráfego e conversões

Ao posicionar suas páginas nos melhores lugares do Google, você ganha o tráfego das milhares de pessoas que utilizam o buscador diariamente. Melhor ainda é que o tráfego é orgânico, ou seja, você não precisa pagar para estar lá e atrair esses visitantes.

Um blog bem planejado também deve ser capaz de transformar os visitantes em negócios. Portanto, a partir do blog, você também pode potencializar as conversões do seu site, que podem ser vendas, leads ou pedidos de orçamento, por exemplo.

Facilitar o processo de vendas

Os conteúdos do blog podem servir para educar, informar e até entreter o seu público, ao longo das diferentes etapas da jornada de compra.

Portanto, eles ajudam os leitores a amadurecerem sua decisão até o momento da compra. Dessa maneira, os leads já chegam mais informados e maduros para fechar a compra, sem as objeções que geralmente trariam, o que facilita o trabalho dos vendedores e otimiza o processo de vendas.

Ter um canal próprio

Nas redes sociais, os conteúdos precisam seguir as políticas de cada canal e são submetidos aos algoritmos que limitam o seu alcance orgânico. As marcas ficam nas mãos das plataformas.

Já um blog é um canal próprio da empresa. Você pode montar como quiser e tem total liberdade para publicar os conteúdos e usar os formatos que desejar.

Ok, você ainda depende de uma plataforma de hospedagem, mas o domínio é seu. E você também precisa se adaptar aos algoritmos do Google para aparecer na busca, mas as páginas são suas e você pode divulgar onde quiser.

7 dicas essenciais para criar um blog eficiente em 2021

E agora, quais são as boas práticas de blogging que você precisa adotar para ter sucesso em 2021? Como dissemos, não dá para simplesmente montar um blog e jogar os conteúdos lá. É preciso ter uma estratégia por trás. Vamos ver agora quais são as principais dicas para isso:

1. Tenha um planejamento

Como toda estratégia de marketing, blogging também precisa ter planejamento. Você deve definir o papel do blog na estratégia de marketing e como esse canal vai contribuir para atingir os objetivos da área, como aumentar vendas, faturamento, leads, engajamento etc.

Além disso, é preciso estruturar uma estratégia para as publicações do blog. Você pode pensar em topic clusters, que definem os posts pilares e os posts satélites do blog para que o Google entenda a hierarquia dos seus posts. Também é importante estabelecer um calendário editorial para definir prazos e manter a frequência das publicações.

2. Crie conteúdos de valor

Os conteúdos do blog precisam ter valor para os leitores — ou você não vai conseguir atrair sua atenção, engajar a leitura, nem se posicionar no Google. Basicamente, você deve criar:

  • Conteúdos únicos e originais, baseados na sua expertise;
  • Conteúdos completos e atualizados, com informações e referências confiáveis;
  • Conteúdos que respondem as dúvidas da persona;
  • Conteúdos que utilizam diversos formatos (textos, imagens, vídeos, áudios).

Ao ler o seu conteúdo, o leitor deve sentir que aquilo fez alguma diferença na sua vida, entende? Assim, o post não vai ser “apenas mais um” na web — ele vai ajudar as pessoas e vai ser compartilhado e referenciado por outros sites.

3. Otimize as páginas com SEO

Não basta escrever um texto e publicar no blog. Se você quer que os posts apareçam bem posicionados no Google, é preciso dominar as boas práticas de SEO.

SEO envolve uma série de otimizações técnicas, on page e off page. Você precisa pensar na otimização para buscadores desde o desenvolvimento do blog, na produção de conteúdos que respondem intenções de busca e na construção de backlinks. Tudo isso deve criar uma experiência valiosa para o visitante que, afinal, é o grande objetivo do Google.

Veja agora as nossas dicas de SEO para blogs ou como fazer uma auditoria de SEO para verificar possíveis erros que estejam atrapalhando seus resultados.

4. Utilize formulários e chamadas para ação

Um blog eficiente precisa trazer resultados efetivos para as marcas, não apenas visitas. Por isso, os visitantes precisam se transformar em negócios.

Para isso, é importante utilizar formulários e chamadas para ação (CTAs) no blog, de maneira que os visitantes deixem seu contato, para depois serem nutridos pela marca, ou até já façam a compra. Esses formulários podem aparecer nos conteúdos, na coluna lateral ou em pop-ups, por exemplo.

5. Insira pop-ups e anúncios com moderação

Falando em pop-ups, é bom ressaltar: utilize com moderação! O mesmo vale para anúncios, que podem ser usados para monetizar o blog ou divulgar a própria marca.

Blogs que poluem as páginas com inúmeros pop-ups e anúncios prejudicam a experiência do visitante, que está lá apenas para ler os seus conteúdos. Você pode acabar afastando pessoas que poderiam se tornar clientes, mas se sentem incomodadas.

6. Integre o blog com outros canais de marketing digital

Um blog não se divulga sozinho. Você pode até receber inúmeros visitantes da busca orgânica do Google, sem precisar de qualquer esforço de divulgação. Porém, a promoção dos conteúdos em outros canais da marca tende a potencializar seus resultados.

Você pode divulgar links do blog nas redes sociais, no email marketing, em guest posts, em fóruns e discussões e na própria página inicial do seu site.

Vale a pena também levar os visitantes do blog para os seus outros canais. Divulgue as suas redes sociais no blog, incorpore vídeos do seu canal do YouTube nos posts e incentive o cadastro na newsletter para inseri-los na sua lista de emails.

Dessa maneira, você faz os usuários se relacionarem com a sua marca em todas as plataformas.

7. Monitore os resultados

Toda estratégia de marketing precisa ser mensurada para mostrar se atingiu os objetivos traçados e em que pontos é possível melhorar. Então, fique de olho nas principais métricas de blogs:

  • Número de visitantes;
  • Fontes de tráfego;
  • Taxa de rejeição (bouce rate);
  • Taxa de cliques (CTR) na página de resultados do Google;
  • Posts mais populares;
  • Taxa de conversão dos visitantes.

A partir dessas e outras métricas, você pode entender quais publicações estão trazendo mais resultados, quais podem ser otimizadas e quais canais mais estão ajudando a trazer visitantes.

Como o Stage pode ajudar?

Como você pode ver, criar um blog é um pouco mais complexo do que simplesmente publicar uns posts na web, não é?

Ter um blog eficiente e profissional depende de uma boa gestão, que envolve a escolha da plataforma, o desenvolvimento das páginas, a produção dos conteúdos, a otimização para os buscadores, entre outras diversas atividades.

Você deve estar pensando que vai precisar aprender muitas técnicas, contratar profissionais e dedicar muito tempo para isso, não é? Mas a Rock Stage te ajuda nessa tarefa.

Stage é uma plataforma de hospedagem e gerenciamento de blogs, feita totalmente em WordPress. Criada pela Rock Content, a plataforma foi pensada para empresas e profissionais de marketing que desejam criar e administrar um blog com facilidade, sem precisar de conhecimentos técnicos em programação.

As soluções para os blogs incluem:

  • Hospedagem premium;
  • Interface simples e intuitiva para criação de blogs;
  • Otimização para SEO;
  • Segurança dos dados;
  • Plugins de conversão;
  • Melhoria na velocidade de carregamento;
  • Integração com softwares de marketing.

Mais de 2.500 empresas já utilizam o Stage. Se você também quer melhorar a performance do seu blog, fale com um especialista e escolha o plano mais adequado.

Não deixe para depois. Já pensou que, se você ainda não tem um blog, já está perdendo milhares de visitantes e oportunidades de negócio? Coloque agora o blog nos seus planos de marketing para esse ano e aproveite todos os benefícios que esse canal traz. Agora, se você se convenceu que ainda vale a pena criar um blog em 2021, saiba também os principais erros que você deve evitar nessa estratégia.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.