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Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

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A propaganda, mais do que comunicar sobre um produto ou serviço, tem a tarefa de mexer com a emoção de quem interage com ela. Ficar na memória das pessoas é um dos objetivos principais de quem cria uma peça publicitária, pois a chance de fazê-las tomarem uma ação, como fechar uma venda, é muito maior.

A criatividade é uma das armas de quem quer criar propagandas inesquecíveis, que ficam por muito tempo na mente das pessoas. Algumas são tão icônicas que marcam uma geração inteira.

O poder de uma propaganda criativa é imensurável. Podem impactar positivamente, gerar valor para marca que a cria e aumentar o faturamento de uma forma que não estava previsto em nenhuma métrica analisada pelo setor de marketing.

Para mostrar o quanto elas podem impactar, separamos as 42 propagandas mais criativas de todos os tempos. Neste artigo você vai encontrar os seguintes pontos:

  • Qual é a importância de usar a criatividade em propagandas?
  • Quais são as 42 melhores propagandas criativas de todos os tempos?
  • Como usar a criatividade para fazer propagandas criativas?

Qual é a importância de usar a criatividade em propagandas?

Em uma época em que a velocidade de novas informações divulgadas só aumenta e a demanda por atenção é tão grande, deixar de se dedicar a fazer propagandas criativas pode ser um tiro no pé.

Fazer divulgação apenas por fazer não atrai mais a atenção das pessoas, de modo que é preciso pensar criativamente para não ter que fazer grandes investimentos no setor de publicidade da empresa. Afinal, a criatividade pode compensar orçamentos mais enxutos.

As melhores propagandas são aqueles que, além de criativas, transmitem algo valioso para quem as vê, podendo ser, por exemplo, uma mensagem de esperança, de mudança ou de reflexão. Essas são as que ficam fixadas por mais tempo na cabeça das pessoas.

Por isso o storytelling está se tornando tão importante nesta era da informação, pois contar histórias é uma das melhores formas de passar a mensagem de forma criativa e fácil de lembrar por quem as ouve ou vê.

Assim, separamos as melhores propagandas criativas de todos os tempos para mostrar como a criatividade pode criar propagandas históricas. É o que você verá no próximo tópico.

Quais são as 42 melhores propagandas criativas de todos os tempos?

As propagandas criativas podem ter várias motivações, ideias e características diferentes, tendo como único elemento em comum a criatividade. Por isso, separamos as mais criativas por temas. Confira a seguir.

Propagandas com ilusão de ótica

A ilusão de ótica pode gerar boas propagandas criativas, pois instiga o público a pensar mais sobre o que está vendo.

1. “Assembly service” (2013)

A Ikea ilustrou muito bem como ela acha que ficam os produtos que não são montados usando os serviços da empresa, fazendo uso somente da imagem e do link para contratar o serviço.

2. “For any hair type”

A divisão suíça da Garnier Fructis mostrou, em uma só imagem, o quanto o produto pode ser versátil e atender a públicos variados;

Anúncios com animais fofos

O uso de animais fofos já garante muita atenção do público. Se eles forem usados de forma criativa então, é quase garantia de compartilhamentos e viralização nas redes sociais. E nas mídias tradicionais, também trazem muito resultado. Veja alguns exemplos.

3. “The Fan” (2019)

Uma propaganda de cerveja, sobre um campeonato de futebol, com um atacante campeão mundial e vencedor da UEFA Champions League tem tudo para agradar quem é fã de cerveja e futebol.

Mas e os que não são fãs? Andrea Pirlo é um mero figurante nessa peça publicitária que conta a trajetória do cão Helmut, para provar que não é preciso entender do esporte para apreciar os bons momentos do campeonato.

4. “Bad food, bad dog” (2009)

A NutriBalance fez um campanha mostrando que cães podem se vingar de seus donos se não tiverem uma boa alimentação.

5. “Precision Parking”

A Volkswagen usou peixinhos e um porco-espinho para ilustrar a necessidade de ter um sensor de estacionamento preciso.

6. “Hangover is dangerous”

Um filhote de gato sofre as consequências da noite agitada de seu dono, nesta propaganda de remédio para acabar com a ressaca do dia seguinte.

7. “Mamíferos Parmalat” (1996)

A marca de leite usou crianças vestidas de animais fofinhos para divulgar seus produtos e acabou fazendo história, pois os comerciais foram uma febre na época e até hoje são lembrados.

Propagandas com nostalgia

A nostalgia é um dos gatilhos mentais mais usados para fixar conteúdos na mente do consumidor. Usar elementos do passado para construir propagandas constitui um das melhores ideias para usar a criatividade em peças publicitárias. Veja alguns exemplos.

8. “A Holiday Reunion” (2019)

É um comercial da operadora Xfinity, que mostra o reencontro, 37 anos depois, entre o personagem ET e o menino Elliott, que agora é um pai de família.

Além de aprovado pelo próprio Steven Spielberg, conta com a mesma trilha sonora do filme, que levou o Oscar em 1983. O buzz gerado em torno do comercial gerou divulgações gratuitas não só nos EUA, mas em outros países — nosso caso aqui.

9. “Discovery + Jumanji” (2017)

Aproveitando a recente versão do filme Jumanji, a Discovery Channel aproveitou para usar alguns elementos do universo do filme, incluindo os atores, associando-os a seus programas e canais de forma muito criativa.

Apesar de usar a nova versão do filme, o nome Jumanji remete ao passado de adultos que foram crianças e adolescentes espectadores do filme.

10. “Stella Artois + Sex in the City”

Carrie Bradshaw volta nesta propaganda da cerveja, brincando com o drink preferido da personagem.

Propagandas com humor

O humor está muito ligado à criatividade e pode muito ser usado para criar propagandas criativas, que consigam dar um recado com leveza.

11. McDonalds

O restaurante usou uma forma criativa de mostrar o seu produto e dizer que suas franquias tem wi-fi.

12. Nescafé

A marca usou o símbolo universal do sono e brincou com a sua própria logo, deixando claro a promessa do seu produto.

13. Keloptic

Brincou com o estilo do pintor Van Gogh e o seu produto.

14. Chupa Chups

O pirulito lançou a sua versão sem açúcar mostrando uma prova de que fala a verdade, já que as formigas não tiveram interesse nenhum.

Anúncios com interação do público

Usar o público como elemento para publicidade torna as campanhas criativas e dinâmicas, além de servir como jogada para fixar a marca na cabeça das pessoas. Veja algumas propagandas criativas que usaram essa ideia.

15. “Get them off your dog”

A Frontline transformou em pulgas as pessoas que passavam em um shopping. A imagem final só podia ser vista de cima e chamou muito a atenção.

16. Australian Post

A campanha do correio australiano levou a ideia da personalização de selos bem a sério, usando as pessoas em pontos de ônibus para mostrar a promessa do produto.

Propagandas com interação com elementos da cidade

Usar instalações da cidade para contribuir com a criatividade de propagandas é um recurso inteligente que pode ser utilizado. Confira alguns exemplos.

17. Hot Weels

Crianças e adultos que brincaram com os carrinhos na infância vão entender a interação entre o viaduto e a instalação feita pela marca.

18. Museu Naval de Alberta

O museu aproveitou o próprio outdoor para mostrar de forma muito criativa o que as pessoas vão encontrar durante a visita.

19. “Nose Hair Trimmer”

A Panasonic usou fios de telefone como elemento-chave do seu outdoor para lançar um aparelho de corte de pelos do nariz. Uma forma criativa de mostrar um produto que poderia trazer desconforto para alguns se usasse imagens reais.

20. British Airways

A companhia aérea não só aproveitou a interação entre a imagem do menino e os aviões para fazer uma propaganda criativa, como também informava em tempo real qual era o voo e de onde ele estava vindo.

21. Jobsintown.de

O site de divulgação de empregos passou uma mensagem importante sobre carreira enquanto usava elementos reais, como foi o caso da bomba de combustível.

22. Kill Bill

O outdoor de divulgação da produção deixa bem claro o que os espectadores vão encontrar no filme, usando elementos da rua, incluindo os carros estacionados.

Campanhas de co-marketing

Um dos tipos de marketing que faz uso de propagandas criativas é o co-marketing. Usar outra marca conhecida para fazer propaganda, inclusive em formato de disputa, é uma ótima maneira de divulgar as marcas, mas isso requer muito cuidado em relação a com quem se associar e como será a aceitação do público.

Bem pensado, o co-marketing pode trazer bons resultados para quem investe nele. Conheça alguns exemplos.

23. “We wish you a scary Halloween”

A Pepsi se fantasiou de Coca no Halloween e teve troco!

24. “Bud Light x Game of Thrones”

Fãs da série adoraram ver a propaganda criativa sobre o personagem Bud Knight.

Anúncios com outdoors criativos

O outdoor é uma mídia tradicional que pode transmitir uma mensagem a muitas pessoas que passam todos os dias em frente. Usar esse meio de forma criativa é a saída para chamar a atenção.

25. Law & Order

O seriado conseguiu divulgar a nova temporada usando o banner de forma muito criativa.

26. BBC World

O canal quis mostrar de forma clara que é isento e imparcial, usando para isso um outdoor muito criativo.

27. WWF

O elemento acoplado, que causava um efeito no outdoor de acordo com o sol, tornava a propaganda dinâmica, ajudando a ilustrar o alerta que a ONG queria fazer.

28. Koleston (2008)

A Koleston resolveu levar a sério a promessa do seu produto, o Koleston Naturals, usando as cores da natureza para mudar a tonalidade do cabelo no outdoor, que foi estrategicamente posicionado atrás do mar para usar os tons da água, do céu e do sol.

Propagandas com plot twist

Existem campanhas que parecem que vão falar sobre um assunto, mas depois se mostram totalmente diferentes e surpreendem, mostrando que reviravoltas podem fazer parte de propagandas criativas.

29. “Ame de novo” (2017)

Esta campanha sobre tatuagens com nomes de ex-namorados mostra o que fazer depois que o amor acaba. Mas será mesmo que é uma campanha sobre tatuagens?

Propagandas com mensagens de reflexão

Campanhas que fazem refletir sobre a vida e como as decisões tomadas podem influenciar o modo como uma pessoa vive e enxerga o mundo também são formas de criar propagandas criativas e que causam impacto no público. Veja algumas.

30. Career Builder (2009)

O impacto causado pela recessão norte-americana nos trabalhadores foi enorme naqueles anos. Alguns perderam o rumo após a demissão e as taxas de suicídio aumentaram consideravelmente.

O site decidiu fazer uma campanha voltada para esse assunto, usando os tetos de ônibus para passar uma mensagem justamente para aqueles que pensavam em se jogar de prédios, mostrando que nem tudo estava perdido.

propaganda career builder

31. WWF

A Ong mostra que a doação de pouco — no caso, moedas —, feita por muitas pessoas, pode fazer a diferença no meio ambiente e salvar vidas. Esta campanha ajuda também a desmistificar a ideia errada que muitas pessoas têm de que, já que o valor que podem doar é pouco, a doação não fará diferença.

Campanhas com mensagens educativas

É possível educar sobre algum assunto de diversas formas. Uma delas é a criatividade, que pode ajudar a abordar assuntos sensíveis de uma maneira lúdica e clara.

32. Pedigree

A marca de ração fez uma campanha tocante sobre adoção aqui no Brasil, mostrando que tudo fica melhor com um cachorro.

33. Guinness (2013)

A marca de cerveja mostrou como o tempo de reação cai significativamente para quem tem a péssima ideia de beber e dirigir.

34. “Johnnie Walked”

Ainda falando sobre a mistura entre bebida e direção, veja a brincadeira com o nome e o logo da Johnnie Walker para mostrar os perigos de quem insiste em fazer essa combinação perigosa.

35. Eskom

A empresa passou uma mensagem sobre consumo consciente de energia elétrica, aplicando o conceito no próprio outdoor.

36. Globe Telecom

A empresa filipina criou uma propaganda muito criativa, passando a mensagem de amizade por meio de dois irmãos que queriam mostrar o universo de Star Wars à amiga — assista até o fim.

Propagandas com datas específicas

O Natal e o Halloween são períodos em que as propagandas criativas mais aparecem. Confira algumas.

37. “Scary Clown Night” (2017)

A Burguer King não perde a oportunidade de alfinetar a rival McDonald’s e esta foi a chance perfeita de brincar com o personagem principal da concorrente, usando o filme It: A Coisa.

38. Burguer King

Em outra oportunidade, a rede de franquias se fantasiou de McDonald’s para assustar os clientes.

39. “O natal vem vindo, vem vindo o natal” (1995)

A Coca Cola criou uma propaganda memorável e que fez muito sucesso na época, tanto que a marca aproveitou a ideia e realmente fazia caravanas de caminhões chegando nas cidades, unindo o que as pessoas viam na TV e na vida real.

Propagandas emocionantes

40. Moments

Essa propaganda, criada com o objetivo de apresentar o novo Volvo XC60 e as suas funções de segurança, consegue vincular as vantagens do carro a um storytelling comovente, confira!

41. Leia para uma criança

Esse anúncio em vídeo do Itaú apresenta a importância que a leitura pode fazer na vida de crianças e consequentemente na conquista de grandes sonhos e objetivos.

42. What are girls made of?

Essa campanha da Nike foi lançada na Rússia e tem como objetivo desconstruir os estereótipos que associam mulheres à fragilidade.

Como usar a criatividade para fazer propagandas criativas?

Ter conhecimento sobre o produto e o serviço, principalmente com relação aos benefícios que eles podem trazer para o público-alvo, é um dos fatores principais para criar propagandas criativas, aliado ao conhecimento sobre o público.

Essa união entre produto ou serviço e público-alvo é o início da criação. Além disso, fazer brainstorming é uma ótima estratégia para encontrar ideias, levando em consideração esses dois pontos.

Entretanto, criatividade nenhuma salva uma propaganda criativa que não conversa com o público-alvo. Por isso, ela precisa usar elementos, símbolos ou uma forma de linguagem que seja do universo da persona.

Ao mesmo tempo, a alternativa de sair do cotidiano do público-alvo usando a interatividade, a emoção ou as reviravoltas também são formas de surpreender usando a criatividade.

Outros tipos de marketing, como o chamado marketing de guerrilha, também usa a criatividade para chamar a atenção do público, na maioria das vezes com baixo investimento e grandes resultados.

O marketing digital também abre a possibilidade de atingir o público-alvo de forma mais direta e criativa, pois consegue gerar resultados de forma mais certeira do que a mídia convencional.

Para entender melhor o que é o marketing digital e como ele pode ajudar a fazer propagandas mais criativas, baixe o nosso kit de marketing digital!



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