4 cursos de ensino superior para quem quer trabalhar com marketing

Instagram libera QR Codes para usuários do mundo todo
agosto 20, 2020
Aprenda como fidelizar seu leitor com essas 7 táticas infalíveis
agosto 24, 2020
Show all

4 cursos de ensino superior para quem quer trabalhar com marketing

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O interesse para entrar no setor de marketing vem crescendo, ano após ano, com as empresas percebendo que investir pesado nele traz resultados financeiros incríveis. É uma carreira desafiadora (já que existem mudanças constantes, e é preciso sempre se atualizar), recompensadora financeiramente e com alta demanda de contratações.

Também é de ciência do senso comum que um curso de ensino superior traz uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. Em 2019, segundo dados do Caged, profissionais contratados com diploma de graduação tiveram um salário médio 131% maior que os sem diploma (R$ 3213,85 contra R$ 1390,04). 

Por isso, para ajudar quem quer entrar na área de marketing ou aqueles já estão, mas querem turbinar seus conhecimentos e currículo, decidimos listar 4 cursos de ensino superior para quem quer trabalhar com marketing. Confira!

Por que não falamos dos cursos de Marketing e Publicidade e Propaganda?

Quando se pensa em ensino superior, primeiro se cogita os cursos de Marketing, Publicidade e Propaganda, Administração e Relações Públicas. Entretanto, esses cursos não entraram na lista do artigo por um motivo bem importante. 

A ideia do artigo é trazer outros cursos que possam agregar na atuação do profissional, trazendo conhecimentos de áreas diversas que possam ser aplicados no dia a dia do marketing. 

Quando se fala dos 4 cursos acima, eles já trazem a parte específica do dia a dia do setor. Por isso, mesmo que sejam realmente muito importantes para a formação do profissional, não se encaixam com essa proposição.

Queremos, assim, que o estudante consiga ampliar os horizontes trazendo conhecimentos correlatos que podem ajudar e muito o setor. 

Vamos a lista?

Curso de Jornalismo

Muitos profissionais de marketing são formados em Jornalismo. Dois pontos são importantes para entender muito bem o porquê disso acontecer:

  • Facilidade de produzir informação estruturada e buscar argumentos que comprovem aquilo que está sendo falado: uma das coisas que o jornalista aprende na faculdade é pesquisar, buscar e investigar para achar a informação correta. Isso, no marketing, ajudará, desde a produção de conteúdo, até a estruturação de um projeto mais amplo. Também auxilia a procurar respostas na busca pelo conhecimento, ou seja, se ele não sabe algo, sabe como encontrar a resposta para aquilo;
  • O texto do jornalista é muito bom: os formados no curso de Jornalismo e de Letras conseguem ter um texto muito melhor que os outros. Não importa o intuito que o conteúdo será usado, a qualidade é mais elevada por que eles também sabem se adaptar ao mais variados formatos. A explicação é simples: escrever, mais que um talento, é prática. A partir da leitura constante, é possível conseguir escrever bem (que é diferente de saber escrever, simplesmente). Além disso, eles conseguem estruturar os argumentos ao longo do texto de maneira clara e objetiva.  

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Saber o básico de programação, com o passar do tempo, vai deixar de ser um diferencial no currículo do profissional e passar a ser uma exigência. É um processo parecido com o inglês: hoje, quem não o tem pelo menos no nível básico, dificilmente consegue posições mais elevadas no mercado. 

Por isso, cursos de computação, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência ou Engenharia da Computação, te colocam na frente: você é o profissional do futuro. A programação não te coloca apenas na frente por fazer com que você possa trabalhar com desenvolvimento, mas também trás um pensamento lógico e sistêmico que ajudam em qualquer momento da atuação do profissional. 

Você consegue extrair informações das mais variadas fontes digitais, consegue organizar o projeto de maneira estruturada e pensar as coisas de maneira mais macro, também. 

Curso de Economia

O curso de Economia trás uma visão ampla de todos os sistemas em que o setor de marketing se relaciona. Além disso, ele trás uma visão análitica muito grande, como outros cursos de exatas como Engenharias e Matemática. 

Saber realizar contas com facilidade é algo essencial para qualquer atuação de marketing, já que métricas e KPIs estão no dia a dia da profissão.

Ao analisar principalmente as atuações do Marketing de Performance (que englobam o gerenciamento de anúncios digitais e acompanhamento das taxas de conversão de produtos digitais), aqui o bom trato das exatas ajuda demais. Saber fazer cálculos (e quais fazer) é essencial, assim, pensamento matemático é importantíssimo.  

Curso de Design

Além da óbvia aptidão com artes gráficas, é essencial lembrar que a palavra “Design” vem, primeiramente, de projeto. Dentro do marketing, isso importa muito, cada ação é um grande projeto que envolve várias etapas e atores diferentes. 

O designer entende basicamente que é tudo uma estrutura interligada e bem distribuída, com cada ponta fazendo sua parte para que o todo consiga prosperar de maneira mais direta. 

Outra coisa em que o profissional pode contribuir é de entender como o usuário pensa, afinal, entender o comportamento dele é um dos principais pilares para o desenvolvimento de soluções inteligentes que resolvam de vez o problema dele.  

Como conseguir uma vaga em algum desses cursos de ensino superior?

A principal porta de entrada para qualquer curso de ensino superior é, sem sombra de dúvidas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota obtida nele, você pode participar de processos seletivos tanto para faculdades públicas quanto para faculdades privadas. 

Por exemplo, você consegue se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (que desde o segundo semestre de 2020 permite matrículas em cursos na modalidade EaD), Programa Universidade para todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies). 

Além disso, também é possível participar de financiamento privado, que tem disponíveis bolsas de estudo, sem comprovação de renda, de até 75% que valem para toda a graduação. É uma boa oportunidade de ter descontos no ensino superior.

Esta lista foi elaborada em parceria com o Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo e vagas no ensino superior



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.