15 iniciativas que as empresas têm realizado diante do COVID-19

Estratégias de Marketing Digital para aproximar o consumidor
março 31, 2020
Estudo de mercado da Publicidade on-line até 2023 contém oportunidades, desafios, principais empresas e regiões – Minho Diario
abril 1, 2020
Show all

15 iniciativas que as empresas têm realizado diante do COVID-19

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O distanciamento social proposto como medida de contenção da COVID-19 está fazendo com que as pessoas, o governo e as empresas repensem suas prioridades, gestão econômica e relações dentro da sociedade. 

Esse inimigo invisível promoveu uma reflexão sobre as incertezas e constatações sobre a nossa estrutura como um todo. Mas, se o momento é de isolamento físico e de ações emergenciais na saúde pública, iniciativas solidárias são um respiro de esperança e humanidade para as pessoas e também para os negócios.

Pensando nisso, o objetivo deste conteúdo é compartilhar e dar destaque a muitas dessas iniciativas que estão fazendo a diferença. Confira! 

1. Bancos Santander, Itaú e Bradesco, juntos, vão importar 5 milhões de testes rápidos para detectar o Coronavírus

No mercado financeiro, muitos bancos anunciaram redução da taxa de juros em suas linhas de crédito e o adiamento de parcelas em 30 ou 60 dias sem nenhuma cobrança adicional. 

Essa é uma ação que, certamente, vai ajudar muitos correntistas que tiveram suas receitas afetadas.

Mas, ainda assim, alguns internautas cobraram iniciativas das instituições financeiras que contribuíssem com o combate à pandemia. 

Portanto, deixando a concorrência de lado, Santander, Itaú e Bradesco se uniram para importar 5 milhões de testes de detecção da COVID-19, um dos elementos mais necessários neste momento.

Ou seja, eles trouxeram ações que atendem às necessidades de seus clientes, mas também não se esquivaram de ajudar toda a população. Afinal de contas, isso é essencial para que a economia consiga se reerguer.

2. Telecine liberou canais fechados e serviços de streaming

Uma das primeiras marcas a agir quando o distanciamento social começou a ser adotado pela população foi o canal Telecine. 

O sinal foi liberado por 30 dias para não assinantes do seu pacote nas televisões a cabo e no seu serviço de streaming.

Com a hashtag#FiqueEmCasaComTelecine, a ideia é tornar as horas em que as pessoas não estão trabalhando ou estudando em casa mais leves e ricas culturalmente. 

3. Fabricante Ypê está produzindo e distribuindo álcool em gel para entidades de saúde

Produtora de itens de higiene e saúde, a Ypê adequou seu processo de fabricação para manufaturar álcool em gel 70% para doar para seus colaboradores e entidades de saúde. 

Para isso, ela também convocou sua rede de fornecedores, recebendo parte dos insumos como incentivo e doações.

A empresa já tem uma cultura de sustentabilidade e ações sociais com foco em educação, meio ambiente, gestão de resíduos e da água. 

4. Amazon liberou o download gratuito de vários livros

A Amazon liberou centenas de títulos para leitores de conteúdos digitais para que eles usem o tempo do distanciamento social para se entreter e aprender.

Mas essa foi apenas uma das iniciativas diante da COVID-19 criada pela Amazon. Em uma rápida busca em seu LinkedIn, também podemos listar:

  • melhorias no Amazon Go Grocery, que é um supermercado da Amazon para produtos frescos, que adaptou todo seu serviço para o período da pandemia do Coronavírus, otimizando sua cadeia logística, limitando o número de itens por compra para atender a mais clientes e aumentando os serviços livres de interação com funcionários;
  • criação de um fundo de US$5 milhões para pequenos negócios vizinhos da Amazon que precisem de subsídios financeiros;
  • investimentos de US$20 milhões e liberações de ferramentas da Amazon Web Services para iniciativas que estejam pesquisando maneiras de diagnosticar, pesquisar e testar soluções contra a COVID-19.

A escolha da Amazon em relação à forma de contribuir para o combate da pandemia de coronavírus está diretamente relacionada a sua cultura inovadora.

5. O Boticário doou álcool em gel

Quase duas toneladas de álcool em gel. Qualquer empresa ou pessoa que tenha procurado esse item nos últimos dias sabe o quanto está difícil conseguir adquiri-lo, seja pela disponibilidade ou pelo preço que está sendo praticado.

Por isso, a empresa encontrou nesse problema uma possibilidade de fortalecer a corrente do bem criada pelo combate à pandemia.

O sistema de saúde de Curitiba, onde a fábrica da marca está instalada, será o grande beneficiado, o que fortalece a conexão com a comunidade local e suas ações de impacto social.

Além disso, o e-commerce da marca reforça a importância do consumo consciente, deixando um incentivo para que a oferta de álcool em gel no mercado seja liberada para quem realmente precisa sair de casa, independentemente de onde está sendo comercializado. 

Vários sabonetes da marca, que podem ajudar bastante na assepsia de quem está fazendo o distanciamento dentro de casa, estão em promoção e/ou com frete grátis. Isso é uma forma de conscientizar a compra, favorecer seus consumidores e também fazer sua parte no combate à pandemia.

Como diz seu lema: uma pausa no abraço, mas não no amor!

6. Plataforma Kinedu liberou acesso para suas atividades de desenvolvimento infantil

A pandemia da COVID-19 fez com que diversas escolas suspendessem suas aulas e os pais começassem a trabalhar em home office.

Com isso, um novo desafio se formou: manter as crianças em desenvolvimento e, ao mesmo tempo, ter tranquilidade para responder às demandas da empresa, ainda que em horário reduzido.

Entendendo essa necessidade, o Kinedu, um dos aplicativos mais aclamados para o apoio do desenvolvimento das crianças liberou seu acesso premium para todos que quiserem fazer o download tanto em Android quanto IOS.

Certamente, é um duplo reforço para as famílias brasileiras. Afinal de contas, muitos pais precisam trabalhar e se preocupam que o desenvolvimento dos seus filhos possa ser comprometido com a interrupção das atividades escolares.

Com dinâmicas adaptadas à idade e às necessidades de cada criança, o aplicativo incentiva os pais a ajudar seus filhos no aprendizado de novas habilidades.

7. Forbes liberou a leitura do conteúdo de sua revista online

Baixando o app da Forbes qualquer um pode ter acesso ao conteúdo da Forbes Brasil Prime, uma de suas revistas com conteúdo mais relevante e atualizado. 

Além de matérias sobre os efeitos do Coronavírus na sociedade e economia, a edição continua trazendo conteúdos relevantes para manter profissionais e empresas atualizados.

A iniciativa é fundamental para análise do cenário, criação de estratégias comerciais e também funciona como um estímulo para eles não fiquem o tempo inteiro consumindo informações sobre a doença, estatísticas de letalidade etc.

8. Homa está oferecendo mentoria para pequenos negócios sobreviverem à pandemia

Os pequenos negócios estão sofrendo com o distanciamento social. Com isso, empresas estão liquidando com prejuízo ou perdendo seus estoques de produtos perecíveis.

Acontece que tais negócios são fundamentais para nossa economia e geração de empregos, ou seja, não podem ser esquecidos nesse momento. É o que pensa o time da Homa Design de Serviços.

Eles oferecem uma mentoria de 14 dias, gratuitamente, para que os negócios saibam se reestruturar e se conectar mais eficientemente com seus clientes durante e depois do distanciamento social.

9. Harvard liberou mais de 100 cursos online com certificado

Outra iniciativa com cunho educacional é a oferta de cursos gratuitos pela Harvard University. Basta fazer uma inscrição em sua plataforma de formação educacional à distância.

Os cursos são variados e abordam os temas de Ciências da Computação, Ciências de Dados, Desenvolvimento Educacional e Organizacional, Governo, Leis e Política, História, Matemática, Artes e Design, entre outros.

Além da qualidade do conteúdo, é preciso considerar que os profissionais que detêm cursos da Harvard University em seus currículos podem ter uma vantagem competitiva em um processo seletivo. Então, esse é o momento de investir em conhecimento.

A universidade, assim como outras instituições de ensino, não está funcionando durante esse período. Ela diariamente faz recomendações para que a população evite aglomerações, mas não parou suas contribuições acadêmicas sobre o estudo e o combate à COVID-19.

Assim, além de trazer benefícios educacionais para a população, permitindo que ela aprimore seus conhecimentos gratuitamente, a universidade de Harvard também mantém sua produção intelectual ativa para buscar soluções para esse problema mundial.

10. Voe Gol permite que profissionais da saúde viagem gratuitamente

A Gol Linhas Aéreas e outras representantes do segmento já demonstram suas ações de apoio aos clientes.

Entre suas iniciativas, estão:

  • flexibilização das políticas de cancelamento e remarcação de passagens;
  • diminuição da malha de voos, que além de ser uma medida de economia para a empresa, também diminui a movimentação de pessoas entre as cidades, já que elas podem ser potenciais vetores do vírus;
  • uso do filtro de ar HEPA nas aeronaves, capaz de filtrar 99,7% de partículas microscópicas, como vírus e bactérias;
  • disponibilização de álcool em gel nas aeronaves para higienização;

Além disso, segundo o Jornal Estado de Minas, de 20 de março de 2020, a empresa transportará gratuitamente médicos que estejam ajudando no combate da COVID-19 por entender que eles precisam de todo suporte para estar mais rapidamente onde são demandados.

11. Udemy liberou cursos sobre tecnologia

A Udemy é uma das plataformas de cursos mais conhecidas na atualidade e, considerando que muitos profissionais e empresas podem usar esse tempo de reclusão para aprimorar seus conhecimentos, ela também liberou alguns de seus principais programas educacionais.

Cursos de informática, algoritmo, lógica, WordPress, linguagens de programação e muitos outros estão disponíveis para a capacitação dos profissionais.

Com esses conhecimentos, as pessoas estarão mais preparados para as novas demandas.

12. Inditex e Hering estão fabricando uniformes e máscaras para equipes médicas

A Inditex, dona da Zara e de outras marcas famosas, já doou mais de 10 mil máscaras e está com outras 300 mil em produção. Elas serão direcionadas para as equipes médicas que estão cuidando dos pacientes e de casos suspeitos de Coronavírus em toda a Europa.

No Brasil a Hering, Marisa e outras lojas de departamento famosas fecharam suas portas antes mesmo da determinação do governo. A medida servia para proteger seus funcionários e contribuir para que as pessoas ficassem em casa.

Mas, além disso, a Hering também mobilizou parte da sua equipe da fábrica para produzir uniformes para as equipes médicas que estão atendendo os pacientes nos hospitais.

13. Magazine Luiza doou R$10 milhões para o tratamento e o suporte a vítimas da COVID-19

Outra empresa que sempre está envolvida em ações sociais é a Magazine Luiza que, além de doar R$10 milhões para o tratamento e o suporte às vítimas da doença, também está participando de outras ações. 

Entre elas, o fornecimento de colchões para as famílias carentes que estão sendo abrigadas em ginásios e escolas.

Ela também fechou suas portas antes da determinação do governo, garantindo que seus funcionários e clientes estivessem seguros.

Além disso, o blog e os canais de relacionamento da empresa continuam produzindo e compartilhando conteúdos sobre limpeza das mãos e outros cuidados necessários para a prevenção da disseminação do vírus.

14. Google e plataforma Zoom disponibilizam ferramentas de videoconferência

Muitos negócios e famílias que se relacionam à distância já eram familiarizados com ferramentas como o Zoom, que permite realizar chamadas de vídeos entre dois ou mais participantes. 

Algumas de suas soluções, no entanto, são exclusivas aos assinantes ou empresas que contratam o serviço completo da ferramenta.

Entendendo que esse meio de comunicação é essencial para que as pessoas e empresas se relacionem durante o distanciamento social, as plataformas agora estão disponíveis para todos os usuários.

Essa iniciativa permite que famílias continuem se comunicando e que negócios continuem atuando, seja com reuniões em home office ou atendendo os clientes por esse canal.

Muitos vídeos, inclusive, acabam sendo registrados e publicados nas redes sociais, mostrando que é possível manter as relações pessoais e profissionais de forma inovadora.

A experiência também permite que potenciais usuários percebam como as soluções podem ser úteis em outros momentos dos seus negócios, o que também é um efeito positivo dessa iniciativa.

15. Rock University liberou cursos gratuitos de marketing

Por fim, gostaríamos de compartilhar duas iniciativas internas da própria Rock Content no segmento de cursos online, que entendemos serem úteis para o mercado em vista da emergente necessidade do ingresso dos negócios no ambiente digital.

A primeira delas é a parceria com a Embaixadores da Educação, em que disponibilizamos todos os nossos cursos gratuitamente para alunos de escolas públicas do fundamental II até o ensino médio.

Para mais informações, basta acessar este link e fazer a sua inscrição!

Além disso, liberamos também 5 dos nossos principais cursos premium para o público geral. Para saber mais sobre quais serão os cursos disponíveis, confira este post em que explicamos tudo sobre!

Disclaimer

Este artigo não é um conteúdo educativo sobre a prevenção do Coronavírus. Para obter informações sobre a doença e medidas de segurança, recomendamos os endereços a seguir:

  • Ministério da Saúde: portal oficial com informações sobre tratamento, quadro epidemiológico e outros tópicos relacionados (em alguns horários, o site pode ficar sobrecarregado);
  • Portal Fiocruz: acesse para conferir perguntas, dúvidas, vídeos e informações em geral sobre a COVID-19;
  • Anvisa: orientações para prevenção do contágio, protocolos, planos de contingência e divulgação das ações realizadas pela Anvisa;
  • OMS: boletins oficiais divulgados pela Organização Mundial da Saúde sobre o avanço do Coronavírus (em inglês).



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.