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12 sites interativos para você se inspirar e dicas para criar o seu!

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Sites interativos

Um dos grandes desafios de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é engajar o usuário e fazê-lo desenvolver um sentimento positivo em relação à marca.

Assim, mesmo que ele não compre nada no momento, a empresa continuará em sua mente, o que pode gerar negócios no futuro.

O conteúdo interativo tem desempenhado um papel importante nisso, já que ele faz o usuário participar no que está acontecendo na tela. Inclusive, a interatividade é um dos fatores-chave no marketing experiencial, contribuindo para um relacionamento forte com a audiência, um maior alcance da marca e feedbacks positivos.

Talvez você tenha a intenção de usar a interatividade no site da sua empresa, mas a verdade é que esse conceito começou a ser difundido com mais intensidade há pouco tempo.

Por isso, nada melhor que conhecer alguns sites interativos para se inspirar, não é verdade?

É justamente isso que você vai encontrar neste conteúdo, mas também vamos falar um pouco sobre marketing experiencial e como criar um site interativo. A seguir, abordaremos os seguintes tópicos:

Vamos lá?

O que é um site interativo?

Os sites interativos são páginas que oferecem experiências personalizadas onde o usuário tem poder para fazer parte de interações.

Por ser algo diferente e capaz de engajar facilmente as pessoas, os sites interativos podem fazer com que a audiência continue se lembrando da marca e até mesmo gerar marketing boca a boca.

Independentemente de onde e como a interatividade seja aplicada, o objetivo é estimular a participação do usuário.

Além disso, é preciso encontrar formas de transmitir os valores da marca por meio dessas experiências. Esse trabalho gera um relacionamento duradouro, fidelizando o cliente.

Para quem está pensando em como criar um site, existe a vantagem de poder dar atenção à interatividade desde o começo. No entanto, também é possível empregar o design de interação para adaptar um site já pronto que ainda não tenha elementos interativos.

Quer ver alguns exemplos de sites interativos, então siga a leitura!

12 sites interativos para você se inspirar

Agora que você já sabe o que é um site interativo, confira 12 exemplos para se inspirar!

1. Daesk

Daesk é um site não apenas colorido, mas também repleto de interatividade. Há elementos que se movem ou que surgem durante a navegação.

No caso de alguns títulos, as letras aparecem uma por vez como se estivessem sendo digitadas enquanto você navega. Também há um vídeo que simula o uso da plataforma da empresa.

2. Makemepulse

makemepulse cartão de ano novo

Esse site foi criado como o objetivo de ser como um cartão virtual de ano novo, mas ele é bem diferente de um cartão comum.

Por meio da interatividade, é possível modificar o fundo e ir interagindo de forma diferente com cada uma das palavras apresentadas na tela.

3. Cengage

Calculadora Cengage

Cengage é uma plataforma de cursos à distância. Eles tiveram a ideia de colocar uma calculadora no site para que os potenciais clientes calculem quanto vão economizar estudando com eles.

4. Ono

Site Ono

Ono é um serviço de entrega de alimentos que tem valores pautados no respeito ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Ao entrar no site da empresa, você encontra elementos que surgem ou deslizam durante a navegação. Tudo isso sem contar as cores bonitas e as fotos de alta qualidade.

5. Mi Banxico

Mi Banxico: site interativo

Esse site interativo criado pelo Banco do México permite que o usuário interaja com as diferentes páginas e conheça mais sobre a história do dinheiro, a valor do dinheiro e mais algumas dicas sobre finanças.

6. NetApp

O negócio da NetApp é soluções em nuvem. Eles criaram um infográfico que mostra ao visitante o quanto uma empresa pode crescer quando sua infraestrutura tem capacidade para absorver novas demandas.

A peça tem vários elementos que se movimentam de maneira discreta na tela e textos que surgem enquanto você rola a página.

7. Nike React

A Nike criou um site interativo para divulgar sua linha de tênis React. Ao abrir a página, você vê uma espécie de personagem feito de materiais aleatórios que fazem referência a conforto.

Então, você pode clicar em “Go” e construir o seu próprio personagem, dando a ele o seu modelo de tênis preferido. Em seguida, é possível compartilhar sua criação nas redes sociais.

8. DHL

A transportadora DHL criou uma landing page interativa para ajudar o cliente a encontrar uma solução para sua necessidade. O primeiro passo é informar se a remessa é pessoal ou empresarial. Em seguida, o site direciona o usuário para o serviço mais apropriado.

9. Pumper

Videoclipe interativo Mai Lan

Esse site é um pouco diferente dos já citados, pois se trata de um site para hospedar um videoclipe interativo da cantora Mai Lan, no qual é possível mudar o fundo do vídeo, cortar coisas que aparecem na tela e mudar a “perspectiva” da cena.

10. Timotheé Roussilhe

Timotheé Roussilhe é um creative developer, ou desenvolvedor criativo, que criou um portfólio que faz jus à sua especialidade.

Para começar, o site diz ao usuário: “Do not press this!” (“Não aperte aqui!”). Nossa reação é justamente clicar nesse lugar, o que faz várias letras se espalharem pela tela. Em seguida, surge a mensagem: “Dammit! Now scroll down” (“Droga! Agora, role para baixo”).

Enquanto você navega, é possível conhecer os principais trabalhos do profissional, tudo de uma maneira interativa e bem agradável.

11. iContact

O trabalho da iContact é oferecer soluções de email marketing. A empresa criou uma calculadora para ajudar o potencial cliente a calcular quanto é possível economizar com os serviços oferecidos, a fim de tomar uma decisão. Logo depois de descobrir os valores, o visitante já pode clicar em “Sign Up Now” para fechar negócio.

12. François Risoud

Por fim, temos mais um portfólio muito interessante. A mancha que está nessa imagem é dinâmica quando você acessa o site ao vivo. É possível atingi-la com o movimento do mouse, o que a faz se espalhar pela tela. Depois de algum tempo, as gotas se acumulam novamente no centro.

Mas o objetivo é justamente espalhar o líquido virtual para acessar o botão que está embaixo. Então, você é conduzido para a parte principal do site, que apresenta François Risoud, profissional de desenvolvimento.

Os sites interativos que você acabou de ver podem dar algumas ideias do que você pode fazer. Isso pode ter um grande impacto nas suas estratégias de Marketing Digital, já que a interatividade atua de modo bem alinhado com o comportamento do usuário.

Viu como os sites interativos são incríveis e ficou pensando em como fazer isso no seu? Não se preocupe, pois separamos a seguir alguns elementos interativos que você pode incluir no site da sua empresa!

Elementos interativos para incluir no site da sua empresa

A seguir, veja alguns tipos de conteúdo interativo que ajudam a melhorar a experiência do consumidor online.

Quiz

Os quizzes se tornaram muito populares, principalmente por conta dos testes do BuzzFeed. Além de entreter, eles podem ser uma forma de educar o público. Claro, criar um desses requer uma boa dose de criatividade, mas você pode viralizar com um conteúdo bem-feito.

Veja um quiz que a Comunidade Rock Content criou para que os freelancers testem seus conhecimentos de SEO:

Calculadora

Você pode criar uma calculadora interativa e inseri-la no site da empresa para ajudar os potenciais clientes a entenderem quanto vão economizar com o seu produto ou serviço. Inclusive, uma boa ideia seria oferecer algum conteúdo em conjunto para explicar em detalhes a solução da sua empresa.

Como requer a participação do usuário, uma calculadora interativa pode melhorar o engajamento com o seu conteúdo, incrementar o tempo de permanência na página e até aumentar as conversões.

Veja um exemplo de calculadora interativa que incentiva o aleitamento materno, ajudando a mãe a ver não apenas o quanto isso é bom para a saúde do bebê, mas também quanto ela pode economizar com a atitude:

Infográficos

Você já conhece os infográficos e sabe que eles são uma ótima maneira de apresentar dados a quem visita seu site.

Além de serem didáticos, eles podem ajudar sua empresa a ser encontrada a partir da pesquisa de imagens do Google. Tudo isso sem contar que infográficos têm boas chances de serem compartilhados nas redes sociais.

Mas, que tal se seu infográfico for interativo? Bem, esse tipo de conteúdo é muito agradável de se consumir, já que é possível incluir diversos efeitos que tornam a navegação prazerosa.

Veja este infográfico da RightSource Marketing. À medida que você rola a tela, elementos surgem e se movimentam, proporcionando uma experiência bem interessante:

Vídeo

Vídeos já são envolventes por natureza, mas imagine incluir uma pitada de interatividade neles. Isso pode fazer o conteúdo viralizar, ou pelo menos ser muito compartilhado.

Outro benefício é aumentar o tempo de permanência na página, já que o usuário pode acabar assistindo ao vídeo várias vezes.

A Honda fez um trabalho fantástico em um vídeo interativo. Quando pressionamos a tecla R, é possível ver outro lado da história de um homem, e é daí que vem o nome “The other side”. Durante o dia, ele é só uma pessoa comum. À noite, um agente infiltrado da polícia.

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