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Você já sabe da importância de contar com o seu conteúdo no topo do ranking do Google, não é?

Páginas bem posicionadas geram um enorme alcance orgânico ao seu site, aumentando a possibilidade de atrair e converter leads. Para alcançar esse objetivo, é essencial que você aplique técnicas de SEO, que são planejadas para adaptar seu conteúdo aos critérios de classificação do algoritmo do Google.

No entanto, esses critérios não são imutáveis. Em um esforço para tornar a experiência do usuário cada vez mais simples e eficaz, o Google atualiza com frequência os seus parâmetros.

Além do algoritmo, também é necessário considerar o comportamento e as preferências do público. Em última análise, o fator mais importante para manter um bom posicionamento é a qualidade da experiência que você oferece aos visitantes do seu site.

Então, para alcançar bons resultados em uma estratégia de Marketing Digital, é fundamental estarmos sempre por dentro das possibilidades de mudanças que surgem com cada vez mais frequência. Com isso em mente, selecionamos as 9 principais tendências de SEO para 2021.

Confira a lista e saiba mais sobre cada uma delas!

  1. Conteúdo relevante e valioso
  2. E-A-T
  3. Experiência do usuário (UX)
  4. Mobile SEO
  5. Core Web Vitals e experiência de página
  6. Pesquisas zero-click
  7. Segurança do site
  8. Intenção de busca
  9. Conteúdo mais longo
  10. SEO local

1. Conteúdo relevante e valioso

Se você não produz conteúdo relevante e valioso para a sua buyer persona, não faz sentido seguir nenhuma dica de SEO. Essa é uma tendência que nunca vai mudar.

Isso porque todos os fatores analisados ​​pelo algoritmo do Google estão de alguma forma relacionados à experiência do usuário. Para que os seus visitantes se sintam satisfeitos ao entrar em seu site, eles precisam acessar um conteúdo rico e autêntico que ofereça o que estão procurando.

Caso isso não aconteça, o usuário pressiona o botão de voltar e escolhe outra das várias opções presentes nos resultados do buscador. Isso significa que sua marca perderá a chance de conquistar um novo cliente, que poderá até desenvolver um sentimento negativo em relação à sua empresa.

O aumento na taxa de rejeição e a diminuição no número de usuários satisfeitos afetam a reputação geral e a autoridade digital da sua marca. Então, para alcançar e manter bons resultados de SEO, é fundamental que você crie conteúdo relevante e valioso.

Para fazer isso, concentre-se em desenvolver sua estratégia tocando nas dores, necessidades e desejos de sua persona. Seu objetivo deve ser atender às demandas de seus visitantes, não apenas aos bots do Google.

Nesse ponto, vale a pena considerar a produção de conteúdo interativo, que atrai e retém a atenção dos usuários com mais facilidade. Além disso, interagir diretamente com a própria experiência aumenta as chances de o visitante se sentir satisfeito e continuar navegando em seu site.

2. E-A-T

A compreensão do Google sobre o que é um site de qualidade, que mereça estar entre os primeiros lugares da busca, muda ao longo dos anos.

Nos primórdios do sistema de busca, o que valia era a quantidade de backlinks que a página recebia e a correspondência de palavras-chave.

Depois, passou a contar também a qualidade do conteúdo da página. Mais tarde, valia também a qualidade dos sites que linkavam para aquela página.

Hoje, o Google deixa claro o que é essencial para determinar a qualidade do conteúdo de uma página. O buscador considera três importantes fatores para avaliar se as páginas merecem aparecer bem posicionadas nos resultados da busca:

  • Expertise (nível de conhecimento);
  • Authoritativeness (autoridade);
  • Trustworthiness (confiabilidade).

Essas palavras compõem os fatores E-A-T, que são apresentados pelo Google no Search Quality Evaluator Guidelines.

Esse documento mostra as diretrizes do algoritmo para as pessoas que avaliam manualmente a qualidade dos resultados que o buscador oferece. O E-A-T aparece assim nesse documento:

EAT Google

Acredita-se que esses fatores não são critérios de rankeamento do algoritmo. Porém, evidenciam o que o Google considera importante para fazer a classificação das páginas. E, por isso, merece toda a sua atenção nas estratégias de conteúdo e SEO.

Mas vamos esclarecer: os fatores E-A-T já são adotados pelo Google há anos. Porém, parece que o buscador está cada vez atento a esses critérios na classificação dos sites.

E, por isso, a sigla é cada vez mais utilizada como norteadora pelos profissionais de SEO.

Portanto, entenda que as suas páginas devem ter conteúdos criados por quem entende do assunto (expertise), ser uma referência no mercado (autoridade) e ter a confiança do público (confiabilidade).

Esse deve ser o seu foco para que o Google perceba a qualidade das suas páginas. Mas como fazer isso na prática? Veja algumas dicas:

Seja um expert no seu campo de atuação

Ou, se você não for, contrate ou faça parcerias com quem seja especialista no assunto.

O Google quer priorizar páginas com conteúdo especializado, de maneira que ofereça a resposta mais precisa, atualizada e confiável para o que o usuário busca.

Sites da área médica, por exemplo, precisam ser escritos por médicos ou administrados por instituições reconhecidas na área.

Seja transparente sobre a autoria e a propriedade do site

O Google quer saber quem foi responsável pelos conteúdos. Portanto, tenha uma página “sobre nós” completa, informações de contato fáceis de achar, políticas de privacidade, termos de serviço e assinatura de autor nos artigos do blog.

Isso ajuda o buscador a entender se pode confiar no seu site.

quem somos, do comunidade rock content

Seja citado por outros sites com bom E-A-T

Aqui entra o link building: para que o buscador entenda a sua autoridade no mercado, você precisa ser referenciado por outros sites que também tenham qualidade e autoridade.

No último ano, o Google publicou atualizações nas suas diretrizes que demonstram uma preocupação ainda maior com os fatores E-A-T para os sites YMYL.

Esse tipo de página — geralmente das áreas médica, jurídica ou financeira — traz informações que fazem as pessoas tomarem decisões importantes para a sua vida.

Se você trabalha com esse tipo de site, E-A-T é ainda mais importante. Afinal, o Google precisa confiar que o seu conteúdo não vai colocar as pessoas em risco. Isso é uma grande preocupação do buscador.

3. Experiência do usuário (UX)

Como você viu no tópico anterior, a satisfação do usuário continua extremamente relevante para o sucesso em uma estratégia de SEO. No entanto, é importante ressaltar que essa satisfação não depende apenas de conteúdos qualificados e relevantes. É necessário oferecer uma experiência completa.

Portanto, o investimento em técnicas de experiência do usuário (UX) é uma das principais tendências de SEO para 2021. Mas o que isso significa?

Don Norman, cofundador do Nielsen Norman Group, criou o termo UX. Neste vídeo, você pode assistir a Norman explicando o conceito.

Quando aplicado ao Marketing Digital, UX está relacionado à interação do usuário com os canais da marca. Ela precisa acontecer de uma forma simples, acessível e sem barreiras.

Em outras palavras, ao acessar seu site, os seus visitantes devem encontrar páginas de carregamento rápido, menus intuitivos e outros elementos que tornam a experiência mais rica e eficiente.

A partir de agora, tudo isso também será levado em consideração pelo algoritmo do Google. As informações vêm de uma postagem no Google Webmaster Central Blog, que explica como o algoritmo avalia a experiência na página para definir sua posição no ranking.

Portanto, se você deseja maximizar seus resultados de SEO em 2021, você precisará de páginas rápidas, estáveis ​​e interativas. Para acompanhar o desempenho atual de suas páginas, vale a pena dar uma olhada no Google PageSpeed ​​Insights.

4. SEO para mobile

Se você tem seguido as tendências de SEO dos anos anteriores, sem dúvida, percebeu que o SEO para dispositivos móveis estava entre elas e não era por acaso. Desde 2019, o Google analisa as páginas mobile de sites como versões primárias, deixando as versões desktop como secundárias.

Então, o SEO para mobile é a chave para o sucesso da sua estratégia e se torna ainda mais relevante em 2021. Isso porque o número de pessoas que acessam a internet a partir de smartphones não para de crescer.

As estatísticas comprovam: ao longo de 2020, as pesquisas realizadas em dispositivos móveis superaram as feitas em desktops.

Além disso, segundo estudo divulgado pelo World Advertising Research Center (WARC), o futuro será ainda mais móvel. A expectativa é que, até 2025, aproximadamente três quartos da população mundial utilizem apenas seus smartphones para acessar a internet.

A experiência de pesquisa móvel precisa ser tão satisfatória quanto nos computadores. Portanto, os profissionais de marketing devem se preocupar em otimizar todo o conteúdo e as suas configurações para esse ambiente. Caso contrário, as suas páginas podem ser punidas e perder posições no ranking.

5. Core Web Vitals e experiência de página

Além dos esforços para otimizar a experiência digital dos usuários, o Google lançou o Core Web Vitals, em 2020.

Como você viu no tópico sobre a experiência do usuário, os principais fatores estão relacionados ao carregamento, interatividade e estabilidade visual. A ideia é oferecer a melhor experiência de página possível.

Mas, afinal, quais são os Core Web Vitals e como eles afetarão a classificação de SEO em 2021? O próprio Google, em seu Central Blog, definiu os três fatores que serão analisados ​​pelo algoritmo:

  • Large Contentful Paint (LCP); 
  • First Input Delay (FID);
  • Cumulative Layout Shift (CLS).

Vamos falar sobre cada um deles!

Large Contentful Paint

O LCP mede exatamente quanto tempo leva para uma página carregar e exibir seu conteúdo principal. Portanto, ele se refere ao fator de carregamento do Core Web Vitals. O ideal, segundo o Google, é manter o LCP em 2,5 segundos, no máximo.

First Input Delay

O FID mede o tempo que leva para uma página se tornar interativa. Em outras palavras, a partir do momento em que o usuário acessa uma página, quanto tempo leva para que ele possa interagir com ela? De acordo com o Google, esse processo deve levar menos de 100 ms.

Cumulative Layout Shift

Por fim, temos o CLS, que se refere ao volume de mudanças inesperadas de layout no conteúdo visual. O ideal é manter esse índice abaixo de 0,1.

Core Web Vitals
Fonte: Search Engine Journal

6. Pesquisas zero-click

Com o tempo, o Google faz alterações no design e layout na página de resultados de buscas para fornecer experiências mais rápidas e eficazes ao consumidor. Recentemente, a plataforma passou a focar buscas zero-click, ou seja, resultados que aparecem no topo da primeira página.

Agora, o zero-click está mais presente do que nunca: mais de 50% das buscas no Google terminam sem que o usuário clique em nada. Esse conteúdo deve ser capaz de responder diretamente às perguntas inseridas pelos usuários na barra de pesquisa.

Dessa forma, o público pode encontrar exatamente o que procura no próprio Google, sem clicar em mais nada. Esse tipo de atividade foi implantado em março de 2020 e a tendência é que não pare de crescer.

Se você já é um especialista em Marketing Digital, pode perceber a semelhança desse recurso com os já famosos featured snippets. Não é por acaso.

O mecanismo funciona de forma semelhante, com a diferença de que o Google pode identificar passagens individuais em uma página da web para exibir conteúdo relevante nos resultados da pesquisa.

Como um profissional de marketing digital, você deve otimizar seu conteúdo para tornar esse novo recurso mais fácil de operar.

Use informações estruturadas para facilitar a compreensão do algoritmo, melhore as suas CTAs orgânicas e concentre seus esforços em responder às possíveis perguntas da buyer persona.

7. Segurança do site

Não é novidade que o Google considera o status de segurança do seu site ao analisar sua relevância e, claro, a sua classificação. Portanto, se você deseja que sua estratégia de SEO seja bem-sucedida, é importante acrescentar recursos de segurança, como plugins especializados e certificados SSL.

Em 2021, diante de um público cada vez mais atento às ameaças presentes em ambientes não seguros da internet, a tendência é que a proteção de sites se torne ainda mais importante.

Afinal, se as pessoas não se sentirem seguras ao acessar suas páginas, a sua taxa de acessos cairá, assim como sua classificação no Google.

8. Intenção de busca

A otimização com foco no usuário tem sido uma das principais prioridades do Google há muito tempo. O objetivo é sempre entregar conteúdo que atenda às intenções do público.

Para isso, o Google lançou Bidirectional Encoder Representations from Transformers, o algoritmo BERT. Essa tecnologia busca otimizar a compreensão do que os termos de pesquisa representam em determinado contexto.

Em outras palavras, o algoritmo possibilita ao Google interpretar a intenção de uma pesquisa específica, mesmo que inclua uma linguagem com termos mais coloquiais.

Dessa forma, torna-se ainda mais importante produzir conteúdo que corresponda diretamente às intenções dos usuários, sempre usando uma linguagem natural.

Com a introdução do algoritmo BERT, o Google está aprimorando sua eficácia na entrega de conteúdo mais adequado, o que aumenta a demanda por qualidade.

9. Conteúdo mais longo

Como mostramos anteriormente, expertise, autoridade e confiança são os elementos que estão se tornando cada vez mais relevantes no mundo do Marketing de Conteúdo.

A ideia é garantir aos usuários que o conteúdo que estão consumindo é realmente de qualidade e, para isso, muitas vezes é necessário uma pesquisa mais aprofundada e o resultado são conteúdos mais completos.

Assim, uma das coisas mais importantes a fazer é investir na produção de conteúdos mais abrangentes e, consequentemente, extensos. O State of Content Report traz dados que confirmam a relevância de materiais maiores.

De acordo com o estudo, leituras longas, de mais de 3 mil palavras, obtêm três vezes mais tráfego, quatro vezes mais compartilhamentos e 3,5 vezes mais backlinks do que a média de artigos (901-1,2 mil palavras).

Isso contribui para o aumento do alcance orgânico da sua marca e para o desenvolvimento da sua autoridade digital, resultando em melhores classificações no Google.

10. SEO local

A pandemia da Covid-19 foi o grande acontecimento de 2020. Além das consequências que o período de distanciamento social causou na Saúde e na Previdência, os consumidores também tiveram seus hábitos alterados. Durante o período pandêmico, houve uma valorização maior do comércio local.

Isso ocorreu devido a vários fatores. Primeiro, a crise econômica levou as populações locais a se concentrar no apoio ao mercado local para manter o funcionamento da Economia.

Da mesma forma, as limitações de transporte levaram mais pessoas a procurar estabelecimentos perto de suas casas.

É aqui que o SEO local entra. Esse recurso existe há algum tempo e tem o Google Meu Negócio como uma de suas principais ferramentas. No entanto, as particularidades do ano de 2020 o tornaram ainda mais relevante.

Por exemplo, foi a partir do Google Meu Negócio que as empresas locais conseguiram manter seus clientes atualizados com as mudanças nos horários, ofertas especiais, opções de entrega, entre outros.

Em 2021, se você não usar ativamente o Google Meu Negócio, simplesmente, ficará atrás da concorrência.

Aparecer no ranking local de SEO significa estabelecer um vínculo positivo com o bairro e também atrair clientes que estão apenas de passagem pela cidade.

Entender as tendências de SEO e se adaptar a elas é fundamental para melhorar os resultados de sua estratégia digital em 2021.

Porém, existem diretrizes de SEO que não saem de moda. Embora elas não sejam novidade, é necessário relembrar a sua importância para que não se percam nas suas estratégias.

Estamos falando, por exemplo, da importância da produção de conteúdos relevantes, originais e atualizados para o seu site ou blog, a conquista de backlinks e as conhecidas boas práticas de SEO on page.

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